A sogra elegante

Muitas mulheres tem graves conflitos com as sogras e isso é nocivo para o relacionamento familiar. Se você não quer que isso ocorra em sua casa, veja as dicas para se controlar e ser elegante:

 

Relações sadias geram relações sadias

 

A capacidade de uma mulher aceitar a esposa do filho é resultado do seu relacionamento com o marido. Se ela tem um relaciona­mento sadio, será bem mais fácil receber a esposa do filho como a uma filha. Já se seu relacionamento com o marido é falho, provavelmente ela cultivou um amor excessivamente possessivo com o filho, o que vai gerar dificuldades em aceitar a esposa dele. Nos casos em que a mulher viveu sem o marido é possível que o filho tenha se tornado uma espécie de companheiro.

 

Por isso, mulher, cuide sempre do seu relacionamento, busque ser uma mulher sadia em sua relação com seu esposo para ser uma mãe ( e sogra) melhor.

 

Duas mulheres para um homem

 

A maioria dos problemas criados por sogras partem do conflito que existe entre duas mulheres que amam e se interessam pelo mesmo homem.

 

Então, sogra, confie seu filho à jovem esposa, ore por ambos, não tome partido e confie que deus estará no controle do casamento deles. É preciso que o papel da nora cresça e o seu diminua pouco a pouco.

 

Conquiste o amor da nora/genro

 

É muito importante para uma mãe aceitar a escolha feita pelo filho ou filha. Esteja disposta a perdoar e esquecer, a amar e aceitar a ambos.

 

Seja compreensiva e não exigente

 

Não crie problemas ao novo lar, exigindo que passem feriados ou fins de semana com você. Leve em consideração os interesses do filho e da nora. Procure tornar agradáveis todos os momentos que passam juntos, de tal forma que o casal venha a desejar passar tempo com vocês.

 

Cative as famílias

 

Para evitar problemas futuro, é preciso aproximar as duas famílias durante os dias de namoro. Quando há entrosamento em ambas famílias, isso ajudará a estabelecer uma boa base para o jovem casal.

 

Seja você mesma

 

Não crie uma fachada, pois seu filho (ou filha) logo perceberá. Mas atenção: fale a verdade com amor. Quem fala sempre a verdade não precisa preocupar-se com o que foi dito anteriormente.

 

Respeite os direitos deles

 

Lembre-se de que agora eles formam uma família, o lar é deles. O casal tem direito a assuntos particulares e tempo para se ajustarem um ao outro e se adaptarem à vida de casados. Ofereça ajuda, mas não ligue se eles não aceitarem. Não imponha palpites e presença.

 

Trate os dois igualmente

 

Se o casamento une marido e mulher, tornando-os uma só pessoa, é assim que devemos tratá-los. Presentes, cartões e lembranças devem ser dados com justiça.

 

não critique

 

Não faça críticas sobre um dos dois e não permita que seu filho ou filha critique a esposa ou o marido com você. Não plante sementes negativas. Ao contrário, tente sempre ver o lado bom e acalmar a ira do outro quando necessário.

 

 só dê opinião se convidada

 

Não interfira nos negócios deles ou dê conselhos não solicitados. Você pode não aprovar a forma como gastam o dinheiro, ou usam o tempo, mas não deve dizer nada.

 

Isso vale para a educação dos netos. Lembre-se que você já teve sua chance, agora deixe ao casal ter a oportunidade de transmitir aos filhos os princípios de vida.  Conselhos só devem ser dados quando solicitados, e, mesmo assim, com muito cuidado e bastante tato. 

às