Algumas boas maneiras do dia a dia

Guarda-chuva: – é o abrigo contra o mau tempo, nunca uma arma de guerra. Como para o homem é sempre de cabo curvo, deve ser dependurado no braço esquerdo ou seguro no direito, sem que sua ponteira agrida o próximo.

 

Escada: – sempre o homem sobe a frente ou a senhora a seu lado na descida, o contrário é o exigido. Para uma senhora idosa o homem deve procurar ajudar, mas sem melindrá-la. Há pessoas idosas que detestam ser ajudadas.

 

Gesticular: – gestos são permitidos, mas discretamente para dar ênfase a uma palestra.

 

Apontar: – não aponte, só quando é absolutamente necessário, mas tome cuidado para não esbarrar em outra pessoa.

 

Cuspir: – não cuspa, seja onde for, usa-se o lenço com discrição. A escarradeira é indispensável somente para os enfermos.

 

Bolsos: – não ponha a mão nos bolsos da calça, é muito feio e deselegante. Quando está frio há os bolsos do sobretudo ou mesmo do paletó. Bolso de calça nunca.

 

Assoar: – é preferível assoar-se ao invés de continuar fanhoso, com o nariz carregado e fungando. Se está resfriado é preferível fazê-lo antes de ir a mesa.em mesa íntima, é necessário pedir licença, ir assoar-se fora e voltar em seguida, do que procurar conter-se.

 

Bocejo: – se não puder evitá-lo, levante-se dê uma volta e afaste-se por um momento do grupo.

 

Assobiar: – é fazer pouco caso do próximo que está conversando ou calado. Assobie quando estiver só, ou em festinhas, que estejam cantando ou assobiando. Profissionais e artistas – é um prazer imenso ouví-los.

 

Espirrar: – o lenço foi feito para silenciar, quanto possível o espirro, não deve ser evitado com contração. Para evitá-lo devemos colocar o dedo bem no centro dos lábios, em cima, apertando-o nessa região.

 

Tossir: – ao tossir deve-se levar o lenço a boca para abafar e evitar salivas.

às