Cada formato de corpo pede um tipo de exercício

Escolher o melhor exercício nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, muitas vezes é preciso levar em conta suas habilidades, objetivos, o que dá prazer e – é claro – o seu tempo e estilo de vida. No entanto, a ciência pode te dar uma mãozinha na busca da atividade física ideal: cada corpo pede por um tipo específico para se manter saudável e em forma.

De acordo com o sit  e do jornal britânico daily mail, especialistas descobriram que é possível decidir a melhor tarefa de acordo com o formato da silhueta, que é dividido em três tipos básicos. Chamadas de somatotipos, elas foram identificadas em 1940 pelo psicólogo william sheldon, e permanecem valendo. As categorias não estão relacionadas com o peso, como normalmente se pensa, e sim com a distribuição natural de gordura e músculos.

Ectomorfo

Essas são as mulheres com corpos delicados, ombros estreitos, quadril e peito com pouco músculo e gordura, além de braços e pernas longos. Os esportes mais indicados para elas são os de resistência, como corrida, caminhadas, ginástica, triatlo e o futebol.

Mesomorfo

Seu corpo é mais atlético, com torso e ombros largos, cintura e quadris estreitos e membros fortes e musculosos? Então a melhor pedida são os exercícios que exigem força e potência, como ioga, pilates, nadar 100 metros rasos ou pedalar.

Endomorfo

Esse é o formato mais curvilíneo e muitas vezes associado ao pera, com uma estrutura maior, quadris largos e maior porcentagem de gordura corporal, mas com ombros, tornozelos e pulsos mais finos. Nesse caso, o levantamento de peso é a melhor atividade.

 

às