Coisas pra pensar antes de comprar!

1- Já tenho algo assim no armário? Não faz sentido gastar com uma peça que tenha exatamente a mesma função de outra que você já tem no armário.

 

2- Posso pagar esse preço? Muitas vezes a gente tá tão apaixonada por uma coisa que começa a pensar loucuras pra dar conta de pagar: “esse mês vou almoçar em casa todos os dias”, “vou dividir em 10 vezes que dá”… a maior parte é bem difícil de cumprir e pode fazer você passar um aperto financeiro depois! Faça o contrário: economize antes para comprar quando estiver com a grana.

 

3- Vou querer usar isso daqui a seis meses? Tem peças que viram febre, né? Um tipo de sapato, uma bolsa, um par de óculos… de repente todo mundo quer usar a mesma coisa e de tanto ver a gente acaba querendo também. Não acho ruim comprar uma peça que virou mania, desde que realmente goste da peça e não compre apenas porque ‘tá todo mundo usando’.

 

4- Essa peça combina com meu estilo de vida? Se você trabalha em escritório e anda vários quarteirões pra chegar até o trabalho vai mesmo usar aquele scarpin alto ‘todos os dias pra ir trabalhar’? Será que vale mesmo a pena empatar seu dinheiro nisso?

 

5- Estou comprando por impulso? Você nem estava pensando em uma bolsa, mas viu na vitrine uma linda com 40% de desconto e compra porque ‘não dá pra perder a oportunidade’? Dá sim! É diferente de estar precisando de uma bolsa nova e dar de cara com a promoção, entende? Não compre só porque está ‘barato’. Se vai ficar de lado daí a uma semana, sai caro!

 

Claro que além disso, a peça tem que vestir bem, ser confortável de usar e etc, mas acho que vale a pensa pensar nisso antes de gastar. Eu sou meio impulsiva e o que costuma funcionar pra mim é deixar a peça na loja, dar uma volta pelo shopping e se daí a um tempo eu ainda estiver convencida de que aquilo é legal, levo. As chances de gastar a toa são menores assim.

às