Combatendo o Chulé

Dica para os homens

O chulé é um dos problemas mais desagradáveis e, assim como o mau hálito, um dos mais constrangedores. O chulé faz com que muita gente sofra até discriminação ou ainda, não se anime a viver situações onde os calçados devam ser retirados, como por exemplo, experimentar sapatos em lojas.

Nem sempre o chulé é causado por falta de higiene, mesmo sendo essa uma das razões mais comuns para seu aparecimento. Há casos em que o suor excessivo nos pés ou outros distúrbios, podem causar o problema de forma crônica e, nesses casos, o mau cheiro é sentido até mesmo em algumas circunstâncias em que os calçados não são retirados!

 Como fazer:

  • É preciso lavar os pés todos os dias com água e sabonete para a retirada do suor e do mau-cheiro. Um ótimo aliado na hora da lavagem é a bucha vegetal e a lixa de pés que ajuda a eliminar possíveis resíduos de pele morta. E secar muito bem também.
  • Nunca use sapatos ou tênis sem meias! O ideal é usar meias de algodão, pois absorvem melhor o suor e deixam o pé respirar e devem ser trocadas todos os dias. Para quem trabalha de sapato social a dica é comprar meia de algodão sempre escura, assim não chama muita atenção.
  • Não use o mesmo sapato todos os dias. Deixe o sapato do dia anterior “descansando”, de preferência ao sol, pois ele ajuda a secar a umidade e a eliminar o mau cheiro impregnado. E nada de permanecer com eles após chegar do trabalho. Dê folga aos pés e opte por um chinelo confortável!
  • Você pode também optar por utilizar aqueles talcos próprios para os pés. Eles ajudam na absorção da umidade, e algumas substâncias anti-sépticas auxiliam na eliminação das bactérias.

Tem até alimentos que vão ajudar você. È importante consumir alimentos ricos em zinco, como: banana, maçã, abacaxi ou morango. A indicação é de 1 ou 2 porções dessas frutas ao dia.

 

Uma dica pra você fazer em casa é preparar uma bacia com água morna e adicionar 4 colheres de sal. Mergulhe os pés por 15 minutos e depois deixe que seque naturalmente. Você pode também usar no lugar do sal, o chá preto, chá verde ou o vinagre.

às