Combine os vestidos com os casacos ideais

Apesar de muito apreciados no verão, é comum acabar encostando seus vestidos favoritos quando as temperaturas começam a cair, mas – acredite – isso está longe de ser necessário: ao combinar com as peças certas é possível montar looks para lá de estilosos e ampliar muito o guarda-roupa de inverno.

 

Curtos

Vestidos curtos são grandes curingas, isso porque vão muito bem desde os dias mais quentes até os mais frios, basta apostar em complementos. Existem dois comprimentos de casacos muito bons para não errar, um é o curtinho, perto da linha da cintura, porque ele mantém a proporção de tronco mais curto do que pernas, e o outro é o que acaba junto com a barra do vestido. Os dois são muito democráticos e alongam bem a silhueta. Para o trabalho prefira os que ficam mais perto do joelho e com os casacos nessa mesma altura, porque é uma combinação que sofistica o visual.

 

A meia-calça é outro ótimo recurso para te manter quentinha e permitir maior versatilidade, mas fique atenta ao fio: muita gente acredita que a meia grossa é a resposta para ambientes profissionais por esconder as pernas, mas as mais transparentes te deixam muito mais elegante e são esperadas e aceitas dentro da formalidade.

 

Midis

 

Você tem medo de que o midi achate a sua silhueta? Não se preocupe, basta ficar atenta aos detalhes: a melhor opção para eles são os casacos bem curtos, porque criam essa linha de tronco menor e o cérebro entende automaticamente que você é mais alta. Os sobretudos que acabam no mesmo comprimento também funcionam. Para o trabalho, prefira usar com scarpin, que sempre deixa muito chique e alonga, ou mesmo uma bota lisa bem sequinha com salto, que veste a perna e faz sentido. Para não criar a ilusão de achatamento o ideal é evitar os sapatos muito baixos e de bico redondo, ou as peças muito volumosas.

 

Longos

 

Assim como os demais, o longo pede casacos curtinhos para criar a sensação de pernas compridas, mas essa não é a única maneira de usar. Você também pode usar com blusas fechadas e transformá-lo em saia, que fica interessante. Já os casacos tão grandes quanto o vestido são melhores para aquelas que já possuem uma silhueta longilínea, ou achatarão. Vale dizer que eles vão funcionar em ambientes de trabalho menos rígidos e não em todos, porque são sempre associados à festa ou momentos casuais. Se for apostar, prefira uma cor sóbria em tecido sofisticado e com bom corte.

às