Como lidar com parente folgado

Há pessoas que são mais folgadas, fruto da má educação que receberam, mas até mesmo elas saberão nos respeitar se impusermos limites e tirarmos certas liberdades.

Para isso, num primeiro momento é preciso ser mais assertiva.

Veja as sugestões de conduta para cada situação:

 

1)      Parente que leva outros convidados:

Se ele ligar antes avisando que vai à sua casa seja clara que está aguardando apenas ele. Explique que está cansada/atarefada e que não poderá receber muitas pessoas, mas que qe o aguarda ele vir, pois é ótima companhia. Ou seja, você deu um freio, mas elogiou-o em seguida.

Se ele aparecer de repente com muitas pessoas, receba e diga que é uma pena não ter avisado antes, pois você irá sair dali meia hora ( e saia mesmo, ainda que seja para tomarem um café na rua). Diga que da próxima vez ele deve ligar antes para vocês se programarem. Mostre que está chateada de não poder recebê-lo, mas que combinando com antecedência isso seria evitado.

 

2)      Parente que deita na sua cama

Se vir a situação depois que ocorreu, seja franca: – “por favor, nunca mais deite na minha cama. Tenho um quarto disponível para quando precisar, mas este espaço é íntimo meu”.

Não ligue se a pessoa ficar chateada ou constrangida e acabar indo embora. Isso é importante para delimitar espaço.

Já se você perceber antes, intercepte e diga: – “você quer se deitar? Venha aqui que tenho outro espaço adequado. No meu quarto não gosto que entrem”.

 

Aproveite e tranque o quarto com chave e leva-a com você.

 

Infelizmente pessoas abusadas precisam sofrer um corte para que saibam respeitar o espaço alheio. Não se sinta mal por isso.

 

Lembre-se que somos responsáveis por aquilo que permitimos que façam conosco. Se algo lhe desagrada, fale com educação, mas não se cale.

 

Uma indisposição inicial pode ocorrer, mas ela é necessária.

 

às