Como reagir ao ciúme de maneira elegante

O ciúme é muito comum. Tem gente que tem do(a) companheiro(a), mas há também aqueles que sentem isso em relação a objetos, amigos, familiares, filhos, irmãos etc. Um sentimento que pode se manifestar, muitas vezes, de forma agressiva ou exagerada. Para aprender a lidar com isso é preciso ir mais fundo para enxergar o que está por trás desse sentimento e conseguir estratégias de autocontrole.

 

 

1 – Baixa Autoestima

 

Se você tem ciúmes de tudo e todos pode ser um sinal de que você tem muitas inseguranças. Talvez tenha se sentido trocada ou deixada de lado na infância, por familiares, amigos ou mesmo seus pais. Pode ter vivido uma experiência traumática de solidão ou abandono. Pode ter sido uma criança ou adolescente um pouco fora dos padrões sociais ou tímida e com isso teve dificuldade em estabelecer conexões com as pessoas.

 

Enfim, ainda que você não descubra a origem do seu ciúme excessivo, você precisa ter consciência que esse sentimento não preserva nenhum relacionamento, ao contrário, ele afasta as pessoas progressivamente. Ninguém suporta ser vigiado e cobrado o tempo todo por fatos corriqueiros ou os imaginados (como ocorre na maioria das vezes).

 

Caminhos:

 

Uma boa estratégia é investir em você mesma. Quais são as suas qualidades? O que você tem de especial? Explore o seu melhor, invista no seu bem estar físico, emocional, espiritual e torne-se uma pessoa única.

 

2 – Pouco Investimento na Relação

 

Quando o namorado fala de uma colega de trabalho você se irrita? Se ele quer jogar bola com os amigos fica chateada? Nesse caso possivelmente você está querendo mais cuidado e pode achar que seu companheiro dá mais atenção aos outros do que a você. E pode até ser o caso mesmo.

 

Caminhos:

 

Use os ciúmes em seu favor, como um sinal de alerta de que vocês precisam se empenhar mais na relação. Manifeste, com carinho e palavras mansas (nunca num momento de ira), suas necessidades ou interesses. Convide-o para programas que você sabe que seriam agradáveis para ambos.

 

Não fique sentada achando que o outro vai tomar a iniciativa. O primeiro a perceber um problema tem o dever de correr atrás da solução.

 

O desafio de qualquer relacionamento é fazer o outro feliz e ao mesmo tempo sentir-se bem. Tenha também seus hobbies e interesses que independam do companheiro.

 

 

3 – Fuja do Barraco

 

Pare e pense. Ainda que você veja a pior situação que poderia com os seus próprios olhos o que um escândalo público mudaria sobre algo que se deteriorou na sua vida privada? Absolutamente nada.

 

O pior é que muitos “shows” são meramente frutos de desconfiança ou suposições. O que torna um barraco vergonhoso para todos os lados envolvidos.

 

Caminhos:

 

Não resolvemos nada no dia da ira. Precisamos estar com a cabeça fria para conversar, caso contrário falamos o que não queremos apenas com o intuito de punir com ofensas que sabemos que vão doer fundo, pois quem convive conhece o ponto fraco do outro.

 

Sendo assim, quando algo não lhe agradar diga que irá conversar depois sobre aquilo. Se for um namorado vá para sua casa e deixe o assunto para o dia seguinte. Se for seu esposo diga que quer conversar com calma, quando estiver mais em paz. Nunca grite, jogue as coisas ou, ainda pior, agrida alguém (seja em lugar público ou privado).

 

E, claro, depois de refletir e orar, com calma, converse olho no olho sobre o que sentiu e avalie mudanças necessárias para a relação entrar nos trilhos.

 

4 – Não Esconda, Mas Não Estimule

 

Quando for perguntada se está com ciúmes, não tenha vergonha de dizer que sim. Externar o que sentimos faz parte da cura. Diga o que a incomodou com calma e sabedoria. Muito melhor do que acumular sentimentos que cedo ou tarde virão à tona.

 

Por outro lado, ficar vasculhando a vida do outro em busca de sinais é uma forma de alimentar a insegurança. Nada sólido se constrói em bases frágeis, portanto, aprenda a respeitar o espaço do outro e nutrir a lealdade.

 

5 – Conte com Deus

 

Se você é cristã, como eu, tem uma enorme vantagem. Sabemos que onde o espírito santo de deus habita produz frutos que são: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (gálatas 5:22,23).

 

Portanto, se você está sentindo muito ciúme e falta de controle emocional precisa investir mais na sua relação com deus.

 

às