Comportamentos que sabotam qualquer projeto para entrar em forma

Pequenas atitudes podem comprometer todo o seu trabalho de entrar em forma!

 

Não programar o que irá comer nos intervalos entre as refeições

Quando você não se organiza para preparar os lanchinhos intermediários, acaba sujeita a comer o que estiver disponível na hora ou mesmo fica em jejum por um tempão entre o almoço e o jantar. Quando isso ocorre, acabamos ficando nos biscoitos e cafezinho! Aí chegamos no jantar com muita fome, comendo a mais do que deveríamos e buscando alimentos que nos tragam conforto, normalmente carboidratos, tais como pãozinho, batata, arroz e quando não, frituras.

Dica: programe-se! Ande com uma bolsinha térmica, e se necessário já leve as frutas, castanhas, iogurtes, sanduíches naturais entre outros itens que supram seus lanches menores até chegar no jantar.

 

Se recompensar com o que não compensa

A correria todo mundo já conhece e vive, mas é comum em dias com estresse, em meio a tantos afazeres ou até mesmo conquistas diárias, sentir que você “merece” algo delicioso no final do dia. Se você manteve a dieta até o momento de chegar em casa, é nesse momento que deve refletir o que realmente quer e busca.

Dica: para resistir às tentações, procure consumir o que gosta numa versão mais saudável, seja caseira ou não. Se você está com muita vontade de chocolate, procure consumir aqueles com um percentual maior de cacau e numa menor quantidade. Coma devagar e deguste antes de engolir, dará mais tempo ao cérebro para emitir a sensação de prazer e ficar saciada por mais tempo.

 

Fazer exercícios quando dá

Não é segredo que os exercícios físicos têm um peso importante para quem busca uma vida saudável e com o corpo que deseja.

Dica: seja ativa. Não dependa de terceiros ou de ter tempo livre para praticar exercícios. Se adapte e busque algo que gosta para praticar, mantendo uma periodicidade. Inicie com atividades mínimas como evitar o elevador e subir alguns lances de escada ou inclua alguma prática esportiva algumas vezes na semana. Uma boa dica e começar pelos finais de semana no qual normalmente, há um pouco mais de tempo e posteriormente trazer este hábito para sua vida.

 

Fazer compensações erradas

E aí que você enfiou o pé na jaca durante o dia ou a noite e se enche de restrições no dia seguinte para compensar.

Dica: não compense pela manhã, pois o café da manhã é a base alimentar. Se não nos alimentamos bem pela manhã, compensaremos de novo à noite e entramos num ciclo que será difícil retomar a rotina.

 

Comer no final de semana tudo o que tem vontade sem restrições

É muito comum relaxar com a alimentação e esquecer que o corpo se mantém igual nos finais de semana com as mesmas necessidades fisiológicas.

Dica: você até pode se permitir comer algo diferente que tiver vontade, mas são momentos como um almoço em família ou um jantar com entre amigos, por exemplo. E a dica é manter as demais refeições como café da manhã e lanche da tarde com os mesmos cuidados dos dias de semana.

 

às