Dicas para investir nas calças e saias estampadas e renovar os looks

Estampas deixam qualquer look mais alegre e caprichado, e para quem está acostumada a colocar apenas na parte de cima essa é a hora de se aventurar em algo novo.

 

Equilibre a silhueta

Estampas tendem a chamar toda a atenção para aquela região do corpo, então para quem não quer aumentar o quadril o ideal é atentar para a modelagem e combinações de cor. As partes de baixo estampadas tendem a deixar essa área do corpo em evidência, mas nós podemos combinar a peça lisa de cima com a mesma cor do fundo da estampa de baixo, o que vai te alongar, ou apostar em modelagens flare, que também alongam as pernas e diminuem essa sensação.

 

Crie unidade

A peça neutra em cima é a primeira solução quando a ideia é usar algo mais detalhado embaixo, no entanto, ela não é a única. “criar continuidade é uma ótima maneira de combinar para quem tem dúvida, então podemos ir para a mesma cor do fundo da estampa, que, como dissemos antes, alonga, ou para uma blusa que tenha qualquer cor que apareça na parte de baixo. Isso vai te ajudar a ter harmonia visual sem dificuldade”, esclarece.

 

Estampa + estampa

E que tal ousar um pouco mais e aderir ao mix de estampas? Apesar de muita gente ter medo, é mais fácil de apostar do que você imagina. Se for fazer combinação de estampas, a harmonização por cores (seja com duas estampas com o mesmo fundo, ou com cores que se repitam nas duas) é a melhor pedida para acertar quando você ainda tem um pouco de medo de errar, mas não existem regras. É olhar no espelho e gostar. Outra maneira de criar unidade é por forma/motivo, ou seja, floral com floral, poá com poá e assim por diante.

 

Ajuste a escala

Outro cuidado importante – seja na parte de cima ou de baixo – é ajustar a escala da estampa ao tamanho do seu corpo para que o resultado seja proporcional. Mulheres mais curvilíneas ou maiores ficam bem com escalas médias e grandes, e as mais baixinhas ou magrinhas podem abusar das pequenas. Isso te ajuda a ter um ajuste e não aumentar ou diminuir muito mais a silhueta.

 

No trabalho

Quer usar também no trabalho? Saiba que é sim possível: a estampa só precisa ser um pouco mais clássica e séria, ou seja, com duas ou três cores, no máximo, e em escalas pequenas ou médias, que sempre ficam mais elegantes.

às