Dicas para segurar a fome no inverno

Quando cai a temperatura, nosso organismo tende a buscar alimentos mais calóricos e gordurosos e, se não tomarmos cuidado, corremos o risco de exagerar e ganhar alguns quilinhos extras. A boa notícia é que é possível aliar o aconchego que buscamos no inverno com a boa forma. Confiram 7 dicas infalíveis para segurar a fome no inverno e manter o corpitcho em forma:

 

1. Sopa, a grande aliada: uma sopa balanceada deve ter uma porção de proteína magra, como peito de frango ou músculo, e legumes pouco calóricos, como a abobrinha, a berinjela, o chuchu, o alho-poró, o aipo, a couve-flor, o brócolis e a abóbora. A sopa também vai bem no almoço, como entradinha – dá saciedade e, por isso, você vai se contentar com uma porção menor do prato principal.

 

2. O conforto do chá: a melhor forma de aquecer o corpo sem calorias – e sem culpa! – é beber chá. Além disso, são ricos em antioxidantes que beneficiam a saúde, inclusive o sistema imunológico, que pode ficar mais frágil nesse período de temperaturas baixas.

 

3.  Especiarias antigordura: assim como o chá verde, o gengibre, a canela e a pimenta vermelha também são termogênicos: elevam a temperatura corporal e promovem um maior gasto energético ao serem processados. Além disso, conferem um gostinho especial.

 

4.  Intervalo mais curto entre as refeições: no frio, como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, ficamos com a sensação de fome mais cedo. Uma dica é diminuir o intervalo entre as refeições para duas horas e meia, em vez de três. Procure consumir alimentos pouco calóricos e em porções pequenas.

 

5. Frutas assadas no lugar dos doces: assadas ou simplesmente aquecidas no microondas, ficam deliciosas! Opte por maçã, banana, pêssego ou abacaxi. Você pode polvilhar com canela, que é termogênica. A especiaria ajuda ainda a atrasar o esvaziamento gástrico, o que colabora para evitar a fome ao longo do dia, previne picos de ansiedade e a vontade de comer doce.

6. Mistura pró-saciedade: misture duas colheres de chá dos seguintes ingredientes: farelo de soja, farelo de aveia, gelatina em pó incolor e sem sabor, semente de chia, linhaça dourada e farinha de maracujá. Triture e consuma com frutas ou iogurte pelo menos duas horas antes do horário que costuma sentir mais fome. Essa mistura garantirá saciedade por algumas horas.

 

7. Chocolate em dose moderada: quem não abre mão dessa delícia, não precisa sofrer. Basta fazer trocas inteligentes e não exagerar. Substitua o achocolatado por cacau em pó, o leite integral pelo desnatado e use adoçante.

às