Educação dos filhos: uma questão de elegância

A maioria (não todas, evidentemente) das mães, em função da carga excessiva de trabalho, tem terceirizado a educação dos filhos. A consequência é que vemos uma enxurrada de crianças mal educadas, que não sabem se comportar a mesa, não respeitam os mais velhos e acreditam que podem mandar em tudo e todos.

 

Regras

Precisamos dar as crianças regras claras desde pequena. Horários, compromissos, pequenas responsabilidades. Criança educada é a que ouve “não” dentro de casa. Não é preciso ter medo de impor limite aos filhos. Eles são essenciais para a formação deles.

Ensine seu filho a se comportar na casa dos outros, começando pela sua (pé no sofá, parede riscada, mexer nas coisas), como resultado, nunca estragarão nada na casa dos outros.

Ensinar modos à mesa também é responsabilidade dos pais. Exige dedicação e paciência, educar é repetir. Não se canse de ensinar a mesma coisa mil vezes.

Outro ponto importante é ensinar as crianças a respeitarem as pessoas mais velhas. Isso inclui professores, avós, pais de colegas. O professor deu bronca? Não compre a versão do seu filho de cara. Primeiro valorize o profissional e depois tente entender a situação.

 

Internet

Se seu filho ainda é uma criança ele não precisa de redes sociais. Nos termos de uso do facebook , por exemplo, está bem claro que só pode criar um perfil quem tem 13 anos ou mais.

Se seu filho é uma criança coloque filtros no computador, explique que ele não pode ter rede social com todos os porquês bem detalhados e seja clara, assim como toda mãe ensina aos filhos que ele não pode falar com estranhos na rua o mesmo vale para estranhos na internet.

Não se deve exagerar no número de fotos dos filhos nas redes sociais. Isso revela aspectos da rotina deles que poderão deixá-los muito expostos: horário de natação, judô, inglês, balé, escola etc. Tente não postar simultaneamente à atividade (uma ou duas horas depois é melhor) e nem identificar o local onde eles estão.

Outro ponto perigoso é elogiar demais. Todo mundo acha o seu próprio filho incrível. Então, ficar narrando a beleza, a inteligência e a precocidade do seu filho nas redes sociais só vai fazer você parecer egocêntrica.

 

Conclusão

Ter filhos é muito fácil, mas educá-los exige paciência e muita perseverança.

Há uma frase, cujo autor desconheço, que diz “fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta”.

Ao educar e ensinar bons modos, estamos certamente criando cidadãos melhores para o mundo!!!

 

 

 

às