Etiqueta animal: você é um dono educado?

Ter um animal de estimação requer responsabilidade e bom senso em diversos aspectos da vida, mas as situações de trato social, no entanto, são as que costumam causar mais problemas.

 

Cuidado com o filhote destruidor

 

Filhote rói tudo mesmo. Entre os quatro e oito meses (a fase pode variar de acordo com a raça) os cães passam pela chamada fase oral, na qual descobrem o mundo de uma forma muito particular: mordendo. Assim, qualquer coisa que estiver espalhada pela casa pode ser destruída em minutos por seus dentinhos afiados. Boa ideia é recolher bolsas e pertences dos possíveis visitantes, que certamente vão agradecer pela preservação de seus bens. Invista também em brinquedos apropriados para essa necessidade específica de seu cachorro.

 

Promova a socialização do animal

 

É também na fase oral em que o cachorro abre a “janela de socialização com o mundo”, conforme afirmam os especialistas. Apesar de não saber direito se controlar em público, ele precisa ver gente e circular por lugares diferentes. A prática é importante para que o animal se acostume com o barulho da rua, trânsito de pessoas e outros bichos. Mas é importante que essa socialização seja feita com segurança. Se ele sentir medo no começo, uma dica é levá-lo no colo ou a bordo de uma bolsa apropriada.

 

A castração é recomendável

 

Essa é uma questão conflitante para alguns donos. Contudo, a maioria dos veterinários recomenda que os animais sejam castrados. Além de evitar possíveis problemas de saúde, como câncer e disfunções hormonais, a castração torna os animais mais dóceis e evita que os machos montem nas pernas das visitas ou que as fêmeas entrem no cio e provoquem comoção na cachorrada da vizinhança.

 

Adestramento é fundamental

Seu cão precisa conhecer os comandos básicos e respeitá-los em qualquer situação. “senta”, “junto”, “quieto” e “fica” são ordens que ele precisa obedecer quando uma criança ou um adulto com medo estiverem por perto. Para isso, muitas vezes é necessário pedir a ajuda de profissionais. É importantíssimo que o dono tenha liderança e domínio sobre seu cão.

 

 

Às vezes é necessário prender o cão

 

Por mais que o seu cachorro seja obediente, existem alguns momentos em que você terá que prendê-lo, por exemplo, durante as festas. Com a casa cheia, é altamente recomendável que o cachorro seja acomodado em um cômodo confortável com água e comida. Achou chato? Melhor que tomar um pisão na patinha ou comer besteiras que caem no chão. Mas lembre-se: isolar o seu cão sempre que você receber visitas não o ensinará a conviver com pessoas estranhas, além disso, ele poderá se tornar um animal agressivo. Nas ocasiões em que a reunião for mais íntima, pergunte aos convidados se eles têm medo de cachorro, e a resposta for negativa, vale integrar o seu melhor amigo à diversão.

 

Elevador é de serviço

 

E, mesmo no elevador de serviço, se houver alguém subindo com carrinho de compras, crianças ou mesmo uma pessoas que se incomode, espere até a próxima viagem!

 

 

Só leve se ele for convidado

 

Nunca leve seu cão para a casa de amigos ou para viagens se ele não for convidado e, mesmo que o convite seja feito, certifique-se de que você não estará causando problemas, tanto para ele quanto para os outros. Por exemplo, se você mora em um apartamento e seu cão não está acostumado a dormir no quintal, tenha certeza de que na casa de praia haverá um cantinho no qual ele possa dormir tranquilo. Providencie um cantinho para instalar um banheiro emergencial também.

às