Etiqueta com quem tem necessidades especiais

Estamos cada vez mais inclusivos. A passos lentos…é verdade. Mas hoje vemos mais cadeirantes nas ruas, crianças com alguma deficiência estudando em salas de aula convencionais. Qualquer pessoa com alguma necessidade especial  têm direito às mesmas cortesias que você iria estender a qualquer outra, incluindo a privacidade.

 

Contatos

se você não tem o hábito de se inclinar ou se pendurar nas pessoas, não se incline ou se pendure na cadeira de rodas de alguém.as cadeiras de rodas são uma extensão do espaço pessoal.

Quando você oferece para ajudar alguém com uma deficiência visual, permita que a pessoa tome o seu braço.isso irá ajudá-lo a orientar, em vez de puxar a pessoa por aí.

Trate adultos como adultos. Ao conversar com um cadeirante, prefira sentar-se, pois falamos olho no olho.não cumprimente as pessoas que usam cadeiras de rodas com um tapinha no ombro ou na cabeça. Esta a mão ou incline-se para os beijos sociais.

 

Comunicação

ao falar com alguém que tem uma deficiência, fale diretamente com a pessoa, em vez de se dirigir ao acompanhante como se a pessoa não fosse capaz de responder.

Para chamar a atenção de uma pessoa que tem uma deficiência auditiva, toque a pessoa no ombro ou acene com a mão. Se não souber libras, olhe diretamente para a pessoa e fale de forma clara, lenta e expressivamente para a pessoa pode ler seus lábios. Nem todos com deficiências auditivas podem ler lábios, mas as expressões faciais e linguagem corporal ajudam. Gritar está fora de cogitação, mas escrever num papel sim.

Ao cumprimentar uma pessoa com uma perda grave da visão, sempre identifique quem está com você. Por exemplo, “eu sou a marcella e à minha direita está a fulana”. Ao conversar em grupo, lembre-se de dizer o nome da pessoa a quem você está falando. Fale em um tom de voz normal e avise se for se deslocar ou encerrar a conversa. “vou pegar um suco. Já volto”, por exemplo.

Se estiver conversando com uma pessoa que tem dificuldade de fala seja bem paciente. Em vez de corrigir ou terminar a fala da pessoa, saiba esperar o ritmo dela. Se possível, opte por perguntas que exigem respostas curtas ou um aceno de cabeça. Se você está confuso, repita o que entendeu. A reação da pessoa irá ajudá-lo no entendimento.

 

Pequenas cortesias

Antes de ajudar alguém com uma deficiência, pergunte se ele ou ela precisa de ajuda. Se a resposta for positiva pergunte como fazer e siga todas as instruções.

Ao conduzir uma pessoa com uma deficiência visual, seja específico, diga “em um metro tem um obstáculo”.

Uma pessoa com uma deficiência pode precisar de um tempo extra para fazer ou falar algo. Seja atencioso (a) e deixe a pessoa definir o ritmo no andar e falar.

Ao planejar eventos que envolvam pessoas com deficiência, considere suas necessidades antes.tire obstáculos e se existe alguma barreira intransponível, avise antes.

 

 

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