Etiqueta das crianças no trabalho

 

Filhos e trabalho. Eis uma combinação complicada de acertar sem causar conflitos. Seja nas férias escolares ou não, crianças no trabalho trazem para as mães momentos delicados.

 

Em alguns casos extremos não tem jeito: acaba-se por levar os pequenos (muitas vezes nem tão pequenos assim) para o escritório em uma tentativa de conciliar deveres familiares com os profissionais.

 

Naturalmente é como pisar em ovos. Afinal de contas, por mais liberal que seja a empresa, hoje, há muito pouco espaço físico para qualquer elemento que destoe no ambiente profissional ou que sugira – ainda que remotamente – que você está dispersando sua atenção e produtividade.

 

Difícil. Mas, se não houver mesmo alternativa, o jeito é minimizar ao máximo qualquer contratempo provocado por esse tipo de quebra de rotina.

 

Algumas dicas básicas:

 

– explique ao seu chefe e/ou avise que vai precisar levar (e o motivo) seu filho ao trabalho por um dia ou horas enfatizando que é uma exceção.

–           previna seu filho/a do ambiente que irá encontrar, situe-o quanto ao trabalho que você faz e como deverá se comportar.

–           caso seu filho/a seja pequeno organize um kit distração – livros, cadernos de colorir, estojos, jogos de montar… naturalmente de acordo com a idade. Pois, é quase certo que, depois da primeira hora, ele certamente vai se cansar de observar como “mamãe trabalha”.

–           nem pense em levar games barulhentos, ou brinquedos com apitos que possam sair de controle e o som invadir a sala de seu chefe ou o espaço de seu colega. Ninguém precisa disso.

–           proíba terminantemente seu lindo pré-adolescente de usar seu micro por horas a fio e não deixe ele/a tomar posse da mesa de um colega que “ainda não chegou, quando chegar a gente vê…”.

–           também não é o caso de deixar seu filho utilizar o telefone ininterruptamente (a conversa dele, alheia a assuntos de trabalho, atrapalha mais do que você imagina). Se for o caso, dê a ele o seu celular e peça que fale baixo e discretamente.

– finalmente, broncas em altos brados nem pensar. Você, mais do que ninguém sabe o quanto isso é contraproducente em público e não vai querer dar esse péssimo exemplo justamente em seu ambiente profissional.

 

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