Etiqueta na comunicação

Seja qual for a sua profissão você precisa se comunicar. Dominar essa competência pode fazer de você um profissional com excelente reputação. Vamos às dicas para ajudar você a se comunicar com elegância.

 

Conversação

Saiba como manter uma conversa decente, com diálogo sincero. Não só falar, como ouvir com atenção. Nunca monopolize uma discussão ou você pode se descobrir andando sozinho por aí.

 

Fofoca

Não é apenas uma forma ruim de se comunicar, mas que mancha sua reputação.

 

Diga o nome das pessoas

Todo mundo aprecia e percebe seu esforço para aprender o nome de alguém. Escreva num papel, use associações, repita várias vezes durante a conversa para não esquecer.

 

Celulares

Em poucas palavras, use seu celular com moderação em público. Ninguém quer ouvir sua conversa privada ou seu áudio no whatsapp (aliás, nos telefones em geral basta colocar o aparelho no seu ouvido que você ouvirá o áudio como se fosse uma ligação). Ignore o seu telefone quando estiver falando com alguém, pagando alguma conta ou no caixa de um supermercado por exemplo. As pessoas atrás de você agradecem.

 

 

Email

Pense antes de teclar “enviar”. A maioria dos e-mails eletrônicos nunca pode ser retomada. Revise sempre.

Mídias sociais – facebook, twitter, instagram e outras mídias sociais são parte da vida da maioria das pessoas. Por isso, lembre-se que não só os seus amigos podem ver o que você posta, como podem repostar, copiar, compartilhar e multiplicar o que você postou por lá. É como falar num megafone. Então, pense bem no que vai dizer.

 

Perguntas grosseiras

Se você não tem certeza de como responder a uma pergunta grosseira, apenas não diga nada. Sorria e mude o assunto.

 

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