Etiqueta na vizinhança

Quem nunca ficou incomodado com algum comportamento de algum vizinho? Dividir um espaço com pessoas que não conhecemos é sempre um grande desafio.

 

Para não ter problemas e viver bem, vamos a algumas regras de boa convivência:

 

Regra 01 – educação e respeito

Encontrou o vizinho no elevador ou na porta de casa? Cumprimente-o. Lembre-se ainda de evitar barulhos tarde da noite ou de madrugada, tirar o salto alto quando chegar em casa (para quem mora em prédio é vital para não importunar os outros com o toc-toc), não invadir a garagem alheia e não bater a porta do seu carro na do outro.

 

Regra 02 – boas-vindas

Vizinho novo merece visita com direito a um presentinho. Pode ser um vaso de flores ou um bolo, feito por você ou não. O que conta mesmo é o carinho.

 

Regra 03 – festa ao lado

“hoje é festa lá no seu apê?” Então, é bom avisar o vizinho. Explique a razão da comemoração e desculpe-se antecipadamente sobre o movimento ou ruído a mais que irá causar. Mas não se esqueça que a lei do silêncio existe para ser cumprida, portanto, não abuse do barulho nem do horário. Se houver alguma amizade, convide seu vizinho para participar. Essa é a melhor forma de selar a paz.

 

Regra 04 – fuja das fofocas

Vida em comunidade está sujeita a isso. Portanto, não fomente ou contribua com as fofocas. Recuse-se a ouvir e a passar adiante. Assim, você quebra essa corrente.

 

Regra 05 – o pecado mora ao lado

Se você não quer despertar a ira das vizinhas, nada de lavar a calçada de shortinho ou pegar o elevador trajando apenas uma saída de banho depois de dar um mergulho na piscina do prédio. Lembre-se que você não está na praia, muito menos num clube. Isso vale para os homens que insistem em ficar sem camisa perambulando pelo condomínio. A regra também vale para quem mora em casa e tem sua piscina particular, mas vive cercado por prédios.

 

Regra 06 – janela indiscreta

Nos edifícios nos quais as câmeras estão espalhadas por todos os lados, muita atenção com elevadores e garagens. Cenas de paixão explícita podem fazer a alegria dos porteiros. Cuidado para não ser vitima da “espiadinha” alheia.

 

Regra 07 – não seja o problema

Já viu que toda rua ou prédio tem a figura do encrenqueiro? Aquele sujeito que reclama do segurança, da reforma do apartamento de cima, das crianças que ficam jogando bola, do cachorro do outro. Ufa! Fuja desse tipinho. E, por favor, não dê motivos para ser alvo dele. Agora, se você for o encrenqueiro, que tal pensar seriamente em se mudar para algum lugar mais isolado?

 

Regra 08 – zelo é tudo

Seu vizinho viajou? Então, mesmo que ele não peça, recolha jornais, revistas e correspondências que se acumularem diante da porta dele. Assim, quando ele chegar receberá tudo muito bem guardado por você. Além de educado, o gesto garante segurança principalmente para quem mora em casa. Afinal, um imóvel visivelmente desabitado é um sinal verde para assaltos.

 

Regra 09 – marley e eu

Seu bicho de estimação deve sempre usar o elevador de serviço e sair com pela porta da garagem. As áreas comuns do condomínio não são apropriadas para ele.  Não se esqueça de recolher sempre as fezes do seu animalzinho.

 

Regra 10 – sem abusos

Trate com gentileza todos os funcionários, mas cuidado. O porteiro, por mais educado que seja, não trabalha para você. Nada de pedir para ele carregar móveis, ajudar com as compras ou vigiar seu cachorrinho.

 

 

às