Homem: saiba como usar o cinto

Cinto Formal – quando for usar terno, não tem erro: o cinto deve ser do mesmo tom e material do sapato. Com terno azul-marinho ou cinza, tanto o preto quanto o marrom caem bem. Já com os de cor marrom, é melhor combinar com sapatos e cintos de couro marrom, de preferência mais escuros. Os risca-de-giz ficam melhores com cinto e sapato de couro preto. A fivela deve ser discreta e a largura do cinto, mais fina, já que os passantes das calças não são largos. Lembre-se que quanto mais largo e maior a fivela, mais casual o cinto fica.

 

Cinto Casual – mais largo do que o formal, ele permite maior variedade de materiais e fivelas. Os de couro ou camurça, nas cores preta e marrom, são ótimos para usar com jeans e sapatos mais pesados de couro, como botinas e coturnos. Os modelos com fivelas grandes e tachas, fazem o estilo rock’n’roll, e combinam com os “sneakers” (tênis em edições especiais baseados em modelos do passado), além dos calçados citados anteriormente.

 

Cinto Esportivo – os modelos de lona e cadarço são mais esportivos, e devem ser usados em ocasiões informais. Combinam com calça jeans, bermudas e calça de sarja, quando usados com camisa polo e camisetas. Nos pés, prefira tênis tipo “flat” (de cano bem baixo) ou mocassins. Neste caso, não há a preocupação de combinar as cores dos acessórios.

 

Tamanho do Cinto – a numeração do cinto é dada pelo comprimento, geralmente em centímetros. Caso não saiba o tamanho de sua cintura, vale a pena experimentar antes de comprar. A sobra do cinto não deve exceder mais do que dez a 15 centímetros da sua cintura, ou seja, ele deve dar a volta na calça e encaixar no passante ao lado do botão, não mais do que isso.

 

às