Maneiras de ajudar alguém

Vivemos numa sociedade cada vez mais alienada e desumanizada. Temos de assegurar que não estamos nos isolando do mundo, trocando o amor pelo próximo e o valor de uma comunidade, pela exclusão social e a individualidade acentuada. Há uma crescente tendência do egoísmo!

Sorria e seja simpático. Um gesto tão simples e pequeno como este pode ter um impacto profundo no dia de outra pessoa, que pode acabar fazendo o mesmo por outra pessoa e por aí fora…

 

Pare para ajudar. A próxima vez que vir alguém deixar cair as compras, que pareça estar perdido ou precisando de ajuda, pare e pergunte se pode fazer alguma coisa. Só isso já é muito e, se puder apoiar de outra forma, melhor.

 

Ensine. Reserve um pouco do seu tempo livre para ensinar a alguém alguma coisa: ensine a sua mãe a utilizar o email, o seu pai a enviar SMS, o seu filho a andar de bicicleta, um colega de trabalho a tirar melhor proveito de um programa informático.

 

Doe alguma coisa que já não usa. Não usa mais, para que guardar? Doe coisas em bom estado!

 

Incentive alguém a se exercitar. Pode ser alguém que queira perder peso ou simplesmente iniciar uma rotina de exercício físico – acompanhe essa pessoa numa caminhada diária, numa volta de bicicleta no fim-de-semana ou se inscrevam na academia. O seu apoio pode causar um impacto profundo na vida (mais saudável) dessa pessoa.

 

Envie um e-mail simpático. Além de ser uma excelente maneira de manter o contato, um e-mail pode ser perfeito para agradecer o jantar que os amigos lhe ofereceram no fim-de-semana passado ou então para dar os parabéns à prima pela promoção.

 

Seja paciente. Por vezes, e pelos mais diversos motivos, as pessoas têm dificuldade em perceber, aprender ou fazer alguma coisa, por isso, tenha paciência com o motorista do ônibus, a senhora do café, a sua assistente, os seus pais, filhos, marido ou mulher.

 

Prepare uma “cesta de carinho”. Uma vasilha de sopa, uma lata de biscoitos, chá, chocolate, frutas, livros, revistas… qualquer coisa que ache que a pessoa possa precisar ou que irá adorar desfrutar. Pode ser oferecido a alguém que esteja doente ou simplesmente para baixo e precisando de um mimo especial.

 

Ame. Não há nada mais poderoso e reconfortante no mundo do que o amor, especialmente quando é genuinamente dirigido a outra pessoa em forma de simpatia, carinho, um sorriso, abraço, beijo ou tempo de qualidade. Exprima o seu amor, é muito mais importante do que imagina.

 

 

às