Não está emagrecendo? Conheça alguns erros!

Você está fazendo dieta, mas os resultados não estão saindo como o esperado? Esse é um problema muito comum e às vezes a solução é muito mais simples do que parece. Alguns equívocos na hora de seguir o cardápio sabotam os esforços e comprometem os resultados.

 

Fazer grandes restrições

 

Claro que alguns alimentos precisam ser cortados, mas achar que tirar tudo do cardápio vai fazer você eliminar peso é um equívoco. Quando você consome poucos alimentos em um intervalo de tempo muito grande o corpo tende a reservar gordura. A regrinha clássica de comer de três em três horas é verdadeira e muito eficaz. Aposte em porções pequenas e intervalos menores.

 

Só proteína

 

Ao entrar na dieta muitas mulheres seguem a ideia de cortar os carboidratos e aumentar o consumo de proteína, principalmente pela crença de que além de emagrecer é preciso ganhar músculos. Isso é até verdade, mas para alcançar o seu objetivo, a dieta não pode funcionar bem assim. O carboidrato é a maior fonte de energia do corpo e se você eliminá-lo, pode sentir falta tanto para realizar as tarefas do dia a dia quanto para se exercitar. Pense nos alimentos completos, integrais, que tem mais fibra ou baixo índice glicêmico. O alto consumo de proteínas também acidifica o corpo, o que atrapalha as funções metabólicas.

 

Não fazer exercícios

 

Um bom cardápio ajuda sim a emagrecer, mas se sua meta é perder muitos quilos e manter o peso depois, os exercícios físicos são fundamentais. Fazendo só a restrição alimentar você não terá um resultado efetivo e duradouro, chega uma hora que o peso estaciona. A atividade física funciona como um estímulo para o metabolismo.

 

Abusar do light

 

Quem nunca ficou tentada a levar apenas os produtos light ao visitar o mercado? Mesmo com a promessa de menos calorias, nem sempre essa é uma escolha esperta. Emagrecer não envolve só a questão calórica. Os produtos light tendem a ter mais sódio, que retém líquidos e incham, então é preciso avaliar se as escolhas realmente valem a pena. Outro erro é achar que você pode comer mais por conter menos calorias, não é assim.

 

Não comer à noite

 

Você certamente já ouviu dizer que não se deve comer à noite ao tentar emagrecer, mas isso é um mito, principalmente se você visita a academia após o trabalho. Você não pode cortar refeições, precisa sim é avaliar a rotina para escolher qual o melhor jantar. Se treina nesse horário tem que ter uma refeição mais completa, com carboidratos e proteínas, já quem não malha pode optar por algo mais leve, com legumes de baixo índice glicêmico, como o brócolis, couve flor, abobrinha e berinjela, e uma carne magra (aves e peixes).

 

Se pesar diariamente

 

A vontade de saber se todo o esforço está dando certo faz com que muita gente corra para a balança todos os dias, mas se esse é o seu caso é melhor frear um pouco esse impulso.

 

Muitas vezes existe sim aumento no peso quando se está emagrecendo, já que quem faz atividades físicas geralmente substitui a gordura por massa magra e os músculos acabam por pesar sim na balança.

 

Final de semana livre

 

Você se esforça a semana toda, mas chega durante o sábado e domingo se sente “livre”! Por mais que não seja completamente proibido comer aquele docinho ou salgado que você tanto adora, passar dois dias comendo de tudo coloca tudo a perder. Tem que se permitir, mas com bom senso e controle.

 

Esquecer-se da água

 

Beber água é muito importante para o bom funcionamento do corpo e isso inclui o período de dieta. O mínimo são dois litros de água por dia, que podem ser alternados com chá de ervas nos dias frios.

 

Lanchinhos errados

 

Praticamente todo mundo já teve dúvidas na hora de escolher a melhor opção para os lanches entre as refeições e nessas horas é normal acabar correndo para as frutas. Mas, afinal, essa é a melhor solução? Essa dúvida é comum. A fruta, dependendo do horário, vai te dar mais fome ainda. Prefira fibras que te mantem saciada, como iogurte com cereais, frutas com aveia ou até lanches com pão integral, vai te ajudar a sentir menos fome no período de transição e acostumar mais rápido com a dieta.

às