Saiba como manter as peças que são hit neste inverno

Veludo

O veludo é um dos destaques da temporada, e ele precisa de alguma atenção para não acabar cheio de pelinhos e outros danos. É legal ter em casa os rolinhos próprios para isso ou usar fita crepe para remover sempre que surgirem. Molhar as mãos e passar é outro truque que ajuda.

 

Camurça

Já notou que basta apenas uma gotinha para manchar as roupas ou calçados de camurça? Isso acontece mesmo e existem meios de impermeabilizar. Temos hoje os sprays que são vendidos em lojas de artigo de couro para proteger os naturais que não podem ser molhados, basta ler as instruções de manutenção e aplicar nas peças.

 

Se você adquiriu a sintética, pode ficar mais tranquila: o principal cuidado está em não passar ou fazer isso pelo avesso, porque você pode marcar ou até derreter o material. Depois ela pode ser dobrada ou pendurada sem problemas.

 

Couro

O couro natural não pode ser lavado, então é válido impermeabilizar ou fazer uso de hidratantes próprios para o material, visto que ele tende a ressecar e até craquelar. Também evite usar sacos para proteção que não sejam de tnt,  porque o abafamento pode mofar a peça. Já os sintéticos, apesar da menor durabilidade, podem ser lavados sem problemas e basta ter o cuidado de manter pendurados e protegidos.

 

 

 

Tricô

O tricô, seja em blusas, calças ou cachecóis, é outro queridinho dos dias frios que pode permanecer lindo por muito tempo, basta não descuidar. O principal problema dele são as bolinhas, e evitar é uma questão de escolher e cuidar bem. De maneira geral, os que possuem poliamida na fibra tendem a durar mais, além de ser válido evitar aqueles que tem fiapinhos, com uma aparência mais felpuda. Depois de adquirido, quanto menos atrito você tiver, menos bolinhas.

 

Outra cautela com o material é impedir que ele laceie ou desfaça a trama, o que pode ser evitado com a limpeza e armazenamento corretos. A lavagem do tricô no geral é com água fria, porque ela é uma fibra mais elástica. Deixe secar deitada e não pendurada, e guarde da mesma forma (pode dobrar se for necessário). Se fica pendurado, ele pega o formato do cabide e ainda pode esticar e perder a forma, o que é bem comum nos pontos mais largos e pesados.

 

Glitter

Resolveu embarcar na tendência das botas e calçados com glitter? O glitter é algo que sai com facilidade mesmo, então vale você comprar uma peça baratinha para experimentar e ver se gosta. O material precisa ser guardado com cuidado, sem tanto contato com outros sapatos, para que não exista atrito.

às