Suor sob controle: como diminuir a transpiração excessiva

Apare os pelos das axilas

Além de aumentar a temperatura corporal nas axilas, os pelos “seguram” as bactérias causadoras do mau cheiro que nao evaporam junto com o líquido do suor. Então convém dar uma parada periódica nos pelos (não precisa depilar, basta aparar). Corte apenas o excesso, deixando os pelos com uma altura entre 1 e 1,5 centímetro. Leia aqui o post completo que ensina como aparar os pelos dos sovacos.

 

Use desodorante antitranspirante

Primeiro é preciso saber a diferença entre desodorantes e antitranspirantes. Os desodorantes “normais” matam as bactérias e neutralizam o mau cheiro, mas não diminuem o suor. Já os antitranspirantes (também conhecidos por antiperspirantes) têm substâncias como sais de alumínio e zinco, que diminuem a atividade das glândulas sudoríparas e impedem a liberação de líquido. Daí são recomendados para quem sua muito.

 

Preste atenção aos tecidos das roupas

Certos tecidos sintéticos impedem a pele de respirar e aumentam a transpiração. Por isso, quem sua muito ou vive em lugares quentes deve dar preferência a roupas confeccionadas com fibras que absorvem o suor e não bloqueiam a respiração da pele (algodão, linho, viscose etc). Preste atenção na etiqueta da peça se ela não contém poliéster e outras fibras 100% sintéticas.

 

Use camiseta por baixo da camisa

Uma camiseta branca ou cinza clara sob a camisa absorve o suor e impede que ele forme pizzas. Mas a camiseta tem que ser de manga curta, e não regata, para cobrir as axilas.

 

Uma boa opção são as camisetas anti-suor, feitas de materiais mais absorventes do que os tecidos comuns (modal, algodão ou fibra de bambu). Algumas têm reforços nas axilas para reter ainda mais o suor. Há modelos com gola em v, que não aparecem sob a camisa mesmo com os dois primeiros botões abertos.

 

Cuide bem das bases

Os pés suam enfiados o dia todo dentro dos sapatos e tênis e embrulhados em meias que o impedem de respirar. O chulé é causado pela contaminação do suor por bactérias que encontram condições favoráveis à sua proliferação. Por isso é preciso dar atenção ao cuidado com os pés: usar desodorante em creme ou spray em todo o pé, só vestir meias limpas (de algodão), secar bem os vãos entre os dedos, usar sapatos de couro e evitar materiais sintéticos como plástico e borracha (o couro natural deixa os pés “respirar”. Para ler o post completo sobre como evitar chulé, frieira e micose.

 

às