Tirar os sapatos para entrar em casa. Sim ou não?

Pedir para a visita tirar o sapato é deselegante? O hábito é pouco comum no brasil. Mas de repente você quer e não sabe como dizer isso às pessoas de forma elegante.

Retirar os sapatos ao entrar numa casa é algo comum entre os povos orientais por uma questão cultural. Em parte porque eles têm a crença de que ao fazer isso eles deixam as “energias impuras” da rua do lado de fora, mas também porque muitos deitam e se sentam no chão, inclusive para as refeições.

Esse costume de tirar o sapato também é visto em outros lugares do mundo. Em países onde há neve, por exemplo, é uma questão de higiene já que uma vez que a neve derrete no piso (geralmente carpetado) aquilo vira uma bagunça.

 

Faz sentido tirar os sapatos?

Sim! De fato a ciência já mostrou que este costume é bom, pois evita a entrada de germes para dentro de casa, especialmente importante para quem tem criança que engatinha pelo chão.

 

Nos eua alguns pesquisadores descobriram que em cerca de 40% dos sapatos, transportem uma bactéria chamada clostridium difficil que se espalha pela casa, não ficando só no chão. Para piorar, estes esporos são muito difíceis de tratar.

 

Além disso, segundo os pesquisadores, em nossos calçados carregamos poeira, cocô de animais, sujeira, terra e 421 bactérias nocivas que podem sobreviver nos sapatos por dias ou até semanas.

 

É possível que todos tirem os sapatos?

Ser um bom anfitrião é deixar o outro se sentir à vontade. Sugerir que seus convidados tirem o sapato poderá se tornar muito constrangedor e desconfortável.

 

Pense numa pessoa desavisada que está com meia-calça fina, com uma meia furadinha ou, na pior das hipóteses, sem meias e com um chulé desagradável. Seria péssimo, não?

 

Portanto, a dica é deixar esse costume só para os amigos chegados, com os quais você terá liberdade de expor seu hábito e eles entenderão.

 

Como indicar para tirarem os sapatos?

 

Mantenha uma sapateira perto da porta para que os convidados possam ter onde guardar seus calçados.

 

Deixe pantufas, meias ou chinelos higienizados à disposição.

 

Agora, é bom lembrar para restringir isso aos amigos que já conhecem seus hábitos e não se ofenderão.

 

Para os demais visitantes, deixe- os à vontade. Amar também é receber as pessoas como são e estão.

 

Na hora que forem embora você dá uma geral na casa e fica tudo bem.

 

às