RENASCENDO

Era uma vez – no ar em – 24/10/14

RENASCENDO

O ASILO DE IDOSOS RECEBEU NAQUELA MANHÃ MAIS UMA SENHORA. CHEGOU CALADA, SENTOU-SE EM UMA CADEIRA DE RODAS E MERGULHOU EM LÁGRIMAS.
O SEMBLANTE TRADUZIA A DESESPERANÇA E A MÁGOA PELO ABANDONO.
NOTAVA-SE QUE O SEU ÚNICO INTUITO ERA AGUARDAR A MORTE.
PARECIA QUE A SUA VOLTA TUDO JÁ MORRERA, IGUALMENTE.
FOI ENTÃO QUE UMA ANA , UMA JOVEM, QUE COSTUMAVA VISITAR OS IDOSOS COM REGULARIDADE, SE APROXIMOU. TENTOU CONVERSAR. MAS ELA SE MANTINHA CALADA, NUM PROTESTO MUDO DE REJEIÇÃO AS PESSOAS QUE A HAVIAM DEIXADO ALI. LONGOS SUSPIROS ESCAPAVAM DO SEU PEITO E AS LÁGRIMAS ROLAVAM, SILENCIOSAS.
ANA  BRINCOU, PERGUNTOU E INSISTIU. ELA NÃO CONSEGUIU RESISTIR. SORRIU E ACABOU POR CONTAR A TRISTE HISTÓRIA DE SUA VIDA.
“FORA UMA MULHER MUITO RICA.
COM O MARIDO, ADMINISTRAVA SETE FAZENDAS. COM A MORTE DELE, ELA ASSUMIRA OS COMPROMISSOS, AO TEMPO QUE CUIDAVA DA ÚNICA FILHA. QUANDO A FILHA SE CASOU, ESTRANHAMENTE FOI SE ACERCANDO DA MÃE. COMEÇOU A SE INTERESSAR PELOS NEGÓCIOS. DEPOIS, FOI A VEZ DO GENRO. TAREFAS DIVIDIDAS. ESFORÇOS SOMADOS. ELA PENSAVA EM COMO TUDO, UM DIA, DEVERIA FICAR PARA A FILHA E OS NETOS.
TALVEZ ELA, EM SUA VELHICE, PUDESSE REALIZAR ALGUMAS VIAGENS QUE NUNCA SE PERMITIRA. AOS SETENTA E DOIS ANOS, POR INSISTÊNCIA DA FILHA, PASSOU-LHE UMA PROCURAÇÃO, CONCEDENDO-LHE AMPLOS PODERES.
FORA SEU ERRO. EM PLENA POSSE DE TUDO O QUE UM DIA SERIA SEU POR DIREITO, A FILHA ALIOU-SE AO MARIDO E EM DOLOROSO PROCESSO, CONSEGUIU QUE A MÃE FOSSE DECLARADA INCAPAZ.POR FIM, A COLOCARAM NAQUELE ASILO, SEM RECURSOS. NÃO ERA PARA MORRER DE DESGOSTO? – CONCLUIU A SENHORA. ”
ANA, RECONHECENDO NELA OS VALORES DA LIDERANÇA, DA CAPACIDADE DE TRABALHO, LHE FALOU :
– A SENHORA JÁ PENSOU O QUANTO PODE  ENRIQUECER OUTRAS PESSOAS COM  A SUA EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA.? POR QUE NÃO SE DISPÕE  A TRABALHAR AQUI ? AUXILIANDO O SERVIÇO DE VOLUNTÁRIOS E FUNCIONÁRIOS?
POR QUE NÃO REUNIR AQUELES IDOSOS TODOS, SEM ESPERANÇA, E LHES FALAR DA TERRA, DE GRÃOS, PRODUÇÃO, GADO, SEMEADURAS? AFINAL, MUITOS DELES VINHAM DO CAMPO E COM CERTEZA GOSTARIAM DE OUVIR SOBRE O QUE FORA A TÔNICA DAS SUAS VIDAS, POR UM LARGO TEMPO.
DEPOIS DE TUDO QUE ELA OUVIU, PENSOU E ACEITOU A IDÉIA.LEVANTOU-SE DA CADEIRA DE RODAS ONDE SE JOGARA E COMEÇOU A AGIR.
SUA FILHA E SEU GENRO LHE HAVIAM USURPADO OS BENS, ARRANCANDO-LHE AS POSSIBILIDADES DE VIVER COMO DESEJASSE. MAS NÃO PODIAM LHE DESTRUIR AS CONQUISTAS DE UMA VIDA INTEIRA . ELA TINHA VALOR E ESSE VALOR PODIA SER USADO EM PROL DE OUTROS DESESPERANÇADOS. ERGUEU-SE, DA POEIRA DA MÁGOA E COMEÇOU A FAZER SOL EM OUTRAS VIDAS, INUNDANDO-AS DE LUZ.
NINGUÉM LHE PODE TIRAR AS CONQUISTAS REALIZADAS, OS TALENTOS CONSEGUIDOS E A IMENSA CAPACIDADE DE AMAR QUE TEMOS .
RENASÇA , CONQUISTE , TENHA FÉ!
AUTOR DESCONHECIDO

às