MELHORA RIO: PEQUENOS GESTOS MUDAM VIDAS

Foto by Samuel Santos klicksam-60Nesta quarta-feira (13/07), a Rádio 93 FM realizou no auditório do Casa Shopping, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o evento ‘Melhora Rio’. O objetivo foi reunir personalidades e autoridades do Estado para apresentar ideias que possam ser utilizadas de forma geral e trazer melhorias para a população de nosso Estado. O ‘Melhora Rio’ faz parte de uma campanha da 93FM, para conscientização de nossa população sobre os pequenos gestos, que podem fazer total diferença em nosso dia a dia.

Foto by Samuel Santos klicksam-8O evento, que foi marcado pelo compartilhamento de experiências sociais, começou com a palestra da Dra. Elaine Cruz, psicóloga e escritora. Ela falou sobre a origem dos problemas sociais, que em sua maioria começa em casa. A Dra. Elaine alertou sobre crianças que crescem em total abandono dos pais e os males que isso vai acarretando ao longo da vida, “a família molda o nosso temperamento… o que mais nós temos visto é a mídia desconstruindo tudo que uma criança aprende de bom, quando é criada no acompanhamento familiar. A família é fundamental para a formação de qualquer indivíduo”, disse a psicóloga.

Foto by Samuel Santos klicksam-47O cientista social, Alexandre Brasil, falou sobre os grandes desafios para melhorias de nossa Cidade. Alexandre abordou a questão da diferença social ser uma das grandes causas de violência e morte entre jovens no Rio. Outro ponto levantado por Alexandre foi a intolerância, que muitas vezes leva uma pessoa a agredir a outra. “A intolerância aumentou muito nos últimos anos, principalmente no âmbito religioso. Chega-se ao ponto de alguém bater em uma pessoa porque ela está usando uma roupa que simboliza determinada religião”, disse o cientista político.

Foto by Samuel Santos klicksam-56Um momento muito especial do Melhora Rio foi conhecer a história do palestrante Pedro Werneck, administrador e empreendedor social. Ele se interessou por obras sociais, a partir de um programa de TV no ano de 1994, quando conheceu a história da Pra. Flordelis, que na época sofria perseguições, inclusive da polícia, por criar 35 crianças em uma comunidade do Rio. Desde então Pedro começou a ajudar financeiramente o projeto da pastora e acabou se envolvendo afetivamente com a situação, criando laços de amizade com a pastora, o esposo dela e, hoje, dos 55 filhos. Pedro se tornou criador de projetos sociais para ajudar crianças abandonadas e necessitadas. Hoje é o Presidente do Instituto da Criança. Segundo ele, “o mundo tem dois grupos, os que podem fazer alguma coisa e os que esperam que alguém faça algo por eles”. Pedro encerrou sua participação mostrando um vídeo sobre suas ações de solidariedade ao longo dos últimos 22 anos.

O evento contou também com dois momentos em que os convidados do auditório puderam fazer perguntas aos palestrantes. Um dos convidados do Melhora Rio, que assistia atentamente às palestras, Pr. Oziel Nascimento, que também é estudante de sociologia, elogiou a iniciativa da Rádio e disse que a fala do Pedro Werneck o influenciou bastante e que iria contactar sua rede de relacionamentos pra iniciar um projeto social num terreno que possui, na Baixada Fluminense, com mais de 25 mil metros quadrados: “o local está vazio e depois de ouvir essa história, eu tenho que fazer algo pela sociedade, e sei que posso pedir ajuda a muitas pessoas”.

Foto by Samuel Santos klicksam-12O Secretário Estadual de Trabalho e Renda do Rio, Arolde de Oliveira, também foi um dos palestrantes e falou sobre o desemprego, que tem aumentado aceleradamente no Brasil e em nosso Estado. De acordo com Arolde de Oliveira, um balanço feito pela secretaria de trabalho no mês de Maio deste ano mostra que o desemprego no Rio de Janeiro chega a mais de 183 mil pessoas. Arolde falou sobre uma nova área de atuação que tem sido utilizada pelos desempregados, como uma forma alternativa de renda, que é a economia solidária, onde vários profissionais de diversos segmentos se organizam em cooperativas para trabalhos artesanais.

Foto by Samuel Santos klicksam-156Outro momento muito marcante do Melhora Rio foi a participação da Major da Polícia Militar, Pricilla Azevedo, que contou sua trajetória de sucesso na vida militar e suas experiências como comandante da primeira UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Estado, no morro Dona Marta, zona sul do Rio. A Major Priscilla falou sobre a carência existente dentro das comunidades, famílias muito desestruturadas, pessoas que vivem em condições sub-humanas e que enxergam nos policiais uma esperança para a comunidade. “Nós que fazemos policiamento nas comunidades, muitas vezes tiramos do nosso salário para ajudar pessoas, que não tem condições de comprar um alimento, pagar uma conta de luz. Existem muitos policiais corretos em nossa corporação e posso dizer que somos maioria, nós lutamos e preservamos vidas de pessoas que não conhecemos, lutamos por vidas que não são nossos familiares. É um trabalho árduo, mas a gente se sente apoiado pelos moradores dessas comunidades, que nos abraçam…”, disse a Major no encerramento de sua participação.

Foto by Samuel Santos klicksam-165A tarde de palestras foi finalizada com a participação do Juiz Federal da Quarta Vara de Niterói, Dr. Willian Douglas. A Vara é reconhecida e e premiada como a mais produtiva do país, chegando a produzir 59% a mais que as outras do Estado. O Dr. Willian Douglas falou sobre as mudanças que podem começar no Brasil, no Estado, em nossa cidade a partir de cada um de nós, se fizermos nossa parte. Ele pontuou que o problema da sociedade, é um problema de cada indivíduo: “se cada um fizer alguma coisa, as coisas vão mudar” encerrou o Juiz Federal convidando todos a fazer cada um a sua parte.

Por: Vaneyse Rodrigues/Jornalismo93

Veja o álbum de fotos: goo.gl/isFkGP

às