Camisa aberta ou fechada?

Uma das regras básicas do “dress code” — o código de vestimenta — masculino regula o abotoamento da camisa. Em que ocasiões deve ser usada com colarinho fechado e quando pode-se abrir um, dois ou até mais botões?

 

Colarinho abotoado

Esse é um jeito bem atual de usar camisa de manga longa ou curta. Os gringos chamam a tendência de “air tie” (pode-se traduzir por “gravata invisível”). Fica legal usar com terno, porque dá um ar ao mesmo tempo formal e descontraído. Você pode usar também apenas o paletó e combinar com calça de sarja colorida ou jeans, que pode ser preto ou azul.

Esse visual também fica moderno com camisa de manga curta. Pode ser usada por dentro ou por fora da calça ou da bermuda. Fica bom com qualquer tipo de camisa: lisa, xadrez ou estampada. Está na moda adotar o look também com polo.

 

Um botão aberto

Normal. Não tem muito o que explicar, certo? É o jeito que todo mundo usa camisa no dia-a-dia. Também é o jeito certo para usar a camisa na maior parte dos ambientes de trabalho. O cuidado para caras muito peludos é sempre manter os pelos do peito aparados, para que eles não se projetem para fora da camisa.

 

Dois botões abertos

É uma maneira de adotar um visual descontraído ou esportivo. Mas saiba que vai passar aquela ideia de um visual mais malandro…

 

Três botões abertos

Entramos agora em terreno perigoso. Exibir o peitoral de modo escancarado costuma ser privilégio de playboys ou caras meio exibidos. É um visual ousado e não é para qualquer um.

 

Só uma situação comporta a camisa bem aberta: aquele momento à tarde, depois da praia, com bermuda (pode ser até de estilo alfaiataria). Para um look moderno, arregace as mangas da camisa e coloque só um dos lados da camisa para dentro do cós. Para o bem da humanidade, evite adotar o visual se estiver muito acima do peso.

 

 

 

às