Homens: hidratante corporal, por que você ainda não usa?

Hidratar a pele do rosto já faz parte da rotina de uma infinidade de homens. Mas muitos não estendem esse cuidado ao resto do corpo. Pele ressecada é muitas vezes o motivo de coceira, irritação, sensação de repuxamento. Sabonete e água (especialmente muito quente) retiram a camada superficial de gordura e umidade que protege a pele. Com menos defesas naturais, ela fica suscetível à invasão de bactérias e fungos e a problemas como eczema, doença caracterizada por coceira e descamação, que ocorre quando a barreira protetora da pele perde a umidade.

 

Nem é preciso passar hidratante todo dia. Bastam duas ou três vezes por semana. A não ser que você tenha tomado sol, na praia ou fazendo esporte, porque daí não dá para dispensar o hidratante.

 

→ o corpo não fica melado?

Se o hidratante for grosso e oleoso, pode entupir os poros, fazendo transpirar. O ideal é optar por hidratantes corporais masculinos, que são formulados para a pele do homem e levam em conta também a questão dos pelos. Eles têm textura mais leve, mais líquida ou em gel, e são rapidamente absorvidos pela pele.

 

→ o hidratante só pode ser masculino?

Por causa da maior secura da pele da mulher, hidratantes femininos costumam ser mais cremosos e oleosos. Além disso, muitos têm perfumes doces, de flores ou frutas. Os produtos masculinos não têm fragrância ou apresentam perfumes discretos. Os hidratantes unissex são outra boa escolha, porque em geral não contêm perfume. A maior parte pertence à categoria dos dermocosméticos, que quase sempre têm embalagem branca. Se você não consegue identificar se o hidratante é masculino, feminino ou unissex só pela embalagem, dê uma cheirada se o produto não for lacrado.

 

→ como usar hidratante corporal

  • A melhor hora para usar é depois do banho, com a pele ainda úmida, depois de secar o corpo de leve com a toalha.
  • Passe o hidratante aos poucos em pequenas quantidades. Se lambuzar só entope os poros e deixa sensação de melado.
  • Aplique em cada parte do corpo, uma por uma: peito, abdômen, ombros, costas, braços, antebraços, cotovelos, coxas, panturrilhas, pés.
  • Espalhe bem o hidratante até sentir que ele está sendo absorvido pela pele.
  • Não esqueça dos pés, que geralmente ficam secos e sujeitos a frieiras e chulé.
  • Não use o hidratante corporal no rosto, que tem características diferentes do corpo

 

às