HERANÇA INCORRUPTÍVEL

Não há muito tempo, faleceu na América do Norte um homem que legou à filha uma pequena fortuna. O advogado que cuidava dos interesses do pai da moça entregou-lhe uma carta deixada em seu poder pelo falecido. Era o seguinte o seu teor:
“Deixo a você uma quantia no banco e espero que seja suficiente para você fazer face às suas despesas. Quero que você pense nessa quantia não apenas como dinheiro, mas gostaria também que você se lembrasse de que é parte de minha vida, dedicada ao seu bem-estar e à sua felicidade. Naquele dinheiro estão empregadas muitas das minhas melhores horas, horas de todos os dias, durante muitos anos.
Está empregado nessa quantia também o meu cérebro, isto é, as melhores idéias que tive, durante minha vida de comerciante. Minha força física, minha energia e meu amor estão todos armazenados nesse dinheiro que passa agora para o seu poder. Espero também que você se lembre de que ao você usar o dinheiro que lhe estou legando, você estará de fato usando a vida de seu pai. Portanto, eu lhe peço que não o desperdice, mas que você o use como você usaria meu tempo, meu esforço e meu amor. Me alegro por entregar a você, agora que não mais estou ao seu lado, parte de minha vida, para lhe resguardar da necessidade e falar-lhe do meu amor.”

às