NOTÍCIAS / BRASIL

Aluno de Bauru conquista medalha em olimpíada internacional de matemática e 3ª colocação mundial

Thiago Buzalaf Zopone conquistou medalha de prata em olimpíada internacional de matemática. Foto: Arquivo pessoal

Um aluno do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola de Bauru (SP) conquistou medalha de prata em sua categoria na Olimpíada Copernicus de matemática, realizada em Nova York, além da terceira colocação mundial. Ao todo, são cinco categorias divididas pelas etapas de ensino.

Thiago Buzalaf Zopone, de 15 anos, participou da prova na categoria 4, que abrange alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. Por seu desempenho, conquistou mais essas medalhas para a sua coleção. Para entrar na competição, ele apresentou as duas medalhas mais recentes que havia ganhado – uma da olimpíada internacional Canguru e outra da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP).

Neste caso, o estudante competiu contra 200 outros participantes de nove países, entre eles Vietnã, Estados Unidos, Camboja, Laos, além de outros dois do Brasil. Em sua categoria, Thiago se orgulha ao dizer que foi o único que voltou para o Brasil com uma medalha.

“Me sinto feliz e honrado de poder representar o Brasil, a sensação de subir no pódio com a bandeira é indescritível. Acertei 18 questões das 25 e ganhei medalha de prata pela porcentagem de desempenho. Também fiquei em 3º lugar na categoria mundial”.

Apesar de já ter participado de outras olimpíadas, Thiago disse que foi a primeira vez que essa competição teve presença de brasileiros, além de ter sido a primeira vez que precisou sair do país para competir. Ainda segundo o estudante, ele sempre gostou das questões de exatas, na qual está incluída a matemática. Por isso, sonha com a tão esperada aprovação em engenharia. Enquanto isso, Thiago pretende continuar participando de olimpíadas para aumentar ainda mais a coleção de prêmios.

Leia também

às