NOTÍCIAS / BRASIL

Anvisa inicia primeira análise para registro de vacina contra Covid-19

Na semana passada, os laboratórios Pfizer e BioNTech também anunciaram que seus imunizantes mostraram eficácia superior a 90%. Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (1º) que começará a análise dos primeiros resultados de testes de uma vacina contra Covid-19 em um processo que, futuramente, poderá acelerar o trâmite do pedido de registro da vacina. A agência recebeu da farmacêutica AstraZeneca a solicitação para analisar os estudos já produzidos.

A farmacêutica britânica está desenvolvendo a vacina contra a Covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford. No Brasil, o imunizante será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O pedido de análise junto à Anvisa é o passo inicial para que seja autorizada a aplicação da vacina no país. Entretanto, ainda é preciso que sejam concluídos os testes clínicos, que estão em andamento.

Caso seja aprovada, o Brasil terá acesso a 30 milhões de doses entre dezembro e janeiro, e 70 milhões no primeiro semestre de 2021, segundo acordo firmado com o Ministério da Saúde.

Leia também

às