NOTÍCIAS / BRASIL

Aparelhos celulares adiantam hora, mesmo sem horário de verão

Usuários de diversas partes do Estado relataram nas redes sociais. Foto: internet

Esse ano não teremos horário de verão, porém parte da população foi surpreendida pela atualização errônea do horário de verão em celulares e outros dispositivos. Os aparelhos adiantaram automaticamente em 1 hora, na madrugada deste domingo (20).

Revogado pelo Governo Bolsonaro, em abril deste ano, o horário de verão ainda causa polêmica. Ele começava tradicionalmente no terceiro final de semana de outubro, na madrugada entre sábado e domingo.

O SindiTelebrasil, que representa as operadoras de telefonia, informou que “as empresas realizaram testes na rede e não foram identificados problemas na alteração de horário”. “Vale ressaltar que há alterações que não ocorrem na rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos.”

Os dispositivos eletrônicos adiantam o horário de acordo com o Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês). Para evitar confusão, usuários devem desmarcar as opções “data e hora” e “fuso horário” nas configurações dos aparelhos.

Leia também

às