NOTÍCIAS / BRASIL

Aumentam casos de golpes e contas de Instagram rackeadas

Agora, o golpe mais recente vem pelo Instagram. Foto: Reprodução/Pixabay

Todo mundo conhece o golpe em que ligam para a casa de uma pessoa e dizem ser um parente ou conhecido precisando de dinheiro. Com o tempo, a armadilha evoluiu para o WhatsApp: supostas mensagens de amigos que “trocaram de número” são enviadas junto com um pedido de empréstimo.

Agora, o golpe mais recente vem pelo Instagram. Golpistas invadem perfis e, nos stories, anunciam produtos à venda ou investimentos milagrosos. Em casos extremos, a armadilha é tão bem feita que criminosos usam manipulação de imagens para postar vídeos falsos daquela vítima pedindo dinheiro ou anunciando algo.

O invasor, às vezes, também obtém acesso à conta de e-mail da vítima ou ao controle do número de telefone (SIM swap, clonagem de chip). Se você foi vítima de algum crime cibernético procure uma Delegacia especializada em investigação de crime cibernético.

E uma das vítimas foi o locutor da Rádio 93 FM, Roberto Vidal. Se isso aconteceu com você, aqui estão algumas dicas:

Você ainda consegui entrar na sua conta do Instagram?
Se você acredita que sua conta foi invadida e que seu perfil foi roubado, mas ainda consegue fazer login, corra para realizar essas três ações e impedir problemas maiores.
• Altere sua senha ou envie um e-mail de redefinição de senha para si mesmo;
• Cancele o acesso a quaisquer aplicativos de terceiros suspeitos na sua conta;
• Ative a autenticação de dois fatores (duas etapas) para obter segurança extra.

Você não tem mais acesso à sua conta do Instagram?

Você vai precisar da ajuda do Instagram para recuperar sua conta. Porém, é preciso que você saiba exatamente qual era o seu e-mail que foi usado para cadastro na rede social.

1. Abra o aplicativo do Instagram no seu celular;
2. Na tela de acesso, toque em “Obter ajuda para entrar”;
3. Informe o nome de usuário, telefone ou e-mail de cadastro (para achar sua conta);
4. Toque em “Avançar” e você verá uma nova tela, já com a foto do seu perfil;
5. Toque em “enviar e-mail” e terá acesso a um link para recuperar a conta.

Esse e-mail é automático e será enviado por um endereço do próprio Instagram cujo final é “@mail.instagram.com” com o assunto “agora é mais fácil voltar para o Instagram”. Observe se não caiu na pasta de spam. Clique em “Iniciar a sessão como…” e você já vai estar logado na conta. Caso dê algum erro, copie e cole o link do botão presente na mensagem em um navegador anônimo. Troque logo a sua senha.

Se não funcionar ou o Instagram não encontrar mais a sua conta (porque o invasor mudou o nome de usuário, e-mail e outros detalhes), siga novamente até a etapa anterior e toque em “Precisa de mais ajuda?”. A partir daí você vai denunciar que sua conta foi invadida e enviar a solicitação ao suporte (que entra em contato por e-mail).

Neste formulário, informa tudo que possa ajudar a recuperar sua conta:
• E-mail de cadastro para criar a conta;
• E-mail que você tem acesso atualmente;
• Informe se era uma conta pessoal ou de empresa;
• Informe o motivo: esqueceu o e-mail de cadastro, não consegue entrar ou invasão;
• Informe na caixa de texto o que aconteceu com a sua conta por escrito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após preencher, toque em “Enviar Solicitação”. Você irá receber um e-mail em breve.

Se você marcou “conta pessoal com fotos de mim”, não se assuste. O Instagram vai pedir que envie, em resposta, uma foto segurando um papel em branco com um código de cinco dígitos enviado por eles (seguido do seu nome completo e username). A princípio, poderão usar reconhecimento facial entre suas selfies e a foto enviada.

Se você marcou “conta pessoal sem fotos de mim”, vai receber outro e-mail, pedindo dados mais específicos para o Instagram se certificar de que você é dono da conta.

1. 1. Uma breve descrição do problema;
2. A data em que você acessou sua conta pela última vez;
3. O endereço de e-mail ou o número de celular usado no cadastro;
4. O tipo de dispositivo que você usa (por exemplo, iPhone ou Android);
5. 3. Nomes de usuário que você já teve (tente informar todos os já usados).

Se marcou “conta da empresa ou da marca”, os passos são os mesmos para contas sem fotos suas (portfólios, fotos artísticas, modelos, shows, natureza ou animais).

Esses e-mails chegam com o assunto “Instagram 2Fac Support” e são enviados por um endereço cujo final é “@support.facebook.com”. Cabe lembrar, o Facebook é dono do Instagram, por isso, assume funções de suporte e enviará e-mails em seu nome.

Após responder todos os questionamentos sobre o incidente com o seu perfil, o Instagram deve devolver o acesso à você. É importante denunciar que sua conta foi invadida o quanto antes.

A plataforma processa os pedidos de ajuda por ordem de chegada. Vale notar que o Instagram não aceita pedidos de suporte feitos por terceiros. Para não acontecer de novo, ative a autenticação de dois fatores e use senhas fortes.

Leia também

às