NOTÍCIAS / BRASIL

Bebê morre cinco dias após nascer no chão de maternidade na Bahia

Hospital da Mulher, em Juazeiro, na Bahia. Foto: reprodução internet

Um bebê de cinco dias morreu na cidade de Juazeiro, na Bahia, após nascer no chão da maternidade. A recém-nascida teve uma parada cardiorrespiratória e a mãe, Jéssica Santos, de 27 anos, teve eclâmpsia, que é o aumento da pressão arterial e convulsão. Ela está internada em outro hospital e o estado de saúde é considerado estável. Este é o segundo bebê prematuro que a mulher perde. No ano passado, Jéssica teve uma menina, que também acabou não resistindo.

O parto da menina aconteceu na última sexta-feira (28), na 29ª semana de gravidez. Segundo os familiares, Jéssica só foi atendida após dar à luz, nos corredores do local, sem nenhuma ajuda médica. Os parentes acusam a unidade de saúde de negligência.

Após o nascimento, a criança precisou ser encaminhada para uma UTI neonatal, mas os médicos afirmaram que não poderiam fazer a transferência, pois ela e a mãe apresentavam sintomas da covid-19. Na última terça-feira (01), dia em que a bebê faleceu, o resultado do teste da recém-nascida deu negativo para o vírus.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro afirmou em nota que as manobras de reanimação da bebê após a parada cardiorrespiratória foram feitas e que se solidariza com a perda da família. Sobre a falta de atendimento à gestante no dia do parto, a secretaria não se manifestou.

Leia também

às