NOTÍCIAS / BRASIL

Bolsonaro destaca compromisso com democracia e Constituição

Presidente Jair Bolsonaro durante pronunciamento de rádio e tv. Foto: Reprodução/Internet

O presidente Jair Bolsonaro exaltou seu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira (7) em razão do feriado da Independência do Brasil.

“No momento em que celebramos essa data tão especial, reitero, como presidente da República, meu amor à pátria e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso país jamais abrirá mão”, disse.

Em sua fala, Bolsonaro fez uma digressão que vai desde a independência, em 1822, destacando que o Brasil nunca mais aceitaria ser submisso, passou pela formação da identidade nacional com a mistura dos povos e suas culturas, destacando que haveria assimilação e respeito.

“O Brasil desenvolveu o senso de tolerância, os diferentes tornavam-se iguais. O legado dessa mistura é um conjunto de preciosidades culturais, étnicas e religiosas, que foram integradas aos costumes nacionais e orgulhosamente assumidas como brasileiras”, afirmou.

No discurso, Bolsonaro fez uma leitura particular dos acontecimentos que levaram ao golpe militar de 1964, na linha de sua defesa ao regime que se instalou no país naquela ocasião.

“Nos anos 60, quando a sombra do comunismo nos ameaçou, milhões de brasileiros, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, foram às ruas contra um país tomado pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”, disse.

No pronunciamento, de menos de 4 minutos, o presidente disse que a independência do Brasil merece ser comemorada e ela nos deu a liberdade para decidir nossos destinos e a usamos para escolher a democracia.

“Formamos um povo que acredita poder fazer melhor”, disse o presidente Jair Bolsonaro.

Leia também

às