NOTÍCIAS / BRASIL

Bolsonaro sanciona lei que prioriza testes para profissionais essenciais

Trabalhadores deverão ser tratados e orientados. Foto: Reprodução

Os profissionais essenciais ao controle do coronavírus agora terão prioridade para fazer o teste da Covid-19. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a lei que oferece essa garantia.

Segundo a determinação, além da contenção da doença, a prioridade é daqueles que atuam na manutenção da ordem pública que estiverem em contato direto com portadores ou possíveis portadores do novo coronavírus. A lei, publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União, determina que o poder público e empregadores adotem medidas para preservar a saúde de profissionais considerados essenciais ao controle de doenças.

A norma também determina que o poder público e empregadores forneçam gratuitamente equipamentos de proteção individual (EPIs). De acordo com o texto, são considerados profissionais essenciais aqueles que atuam nos sistemas de saúde, segurança e assistência social e outros, como cuidadores idosos, pessoas com deficiência ou com doenças raras; biólogos, biomédicos e técnicos em análises clínicas; coveiros e demais trabalhadores de serviços funerários e de autópsias; profissionais de limpeza e que atuem na cadeia de produção de alimentos e bebidas; aeroviários e controladores de voo.

Leia também

às