NOTÍCIAS / BRASIL

Brasil tem 259 mortes e disputa entre presidente e ministro da saúde

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde atualizou o número da pandemia no novo coronavírus no Brasil. São 359 mortos e mais de 9 mil infectados. Todos os Estados possuem casos da doença, que segue numa crescente que preocupa os especialistas. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, há algumas semanas do aguardado pico de contaminação, a rede pública ainda não tem estoque de equipamentos de segurança, como máscaras e protetores de rosto, além de respiradores.

Nesta sexta-feira, (03), por exemplo, o estado da Bahia foi comunicado pelo Governo da China que uma carga de 600 aparelhos estava retida no porto de Miami, nos Estados Unidos, e que por motivos não esclarecidos, não seria possível o envio para Salvador.

Ainda ainda há uma disputa interna no próprio governo federal: de um lado, o presidente Jair Bolsonaro, que defende a reabertura do comércio para não afetar a economia; e do outro, o próprio ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que defende o isolamento e regras mais rígidas de controle da população, como orienta pesquisadores, médicos e a Organização Mundial da Saúde.

Nessa disputa, uma pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que a aprovação ao trabalho desenvolvido pelo ministério da saúde subiu de 55%, da primeira consulta, para 76%, na pesquisa divulgada nesta sexta-feira. A aprovação do presidente sobre a forma com está conduzindo a crise provocada pelo novo coronavírus caiu de 35 para 33%.

Leia também

às