NOTÍCIAS / BRASIL

Casos de sarampo aumentam no Brasil

Ministério da Saúde anunciou que Brasil tem 1.845 casos de sarampo. Foto: internet

Nesta terça-feira (20), o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil tem 1.845 casos de sarampo, espalhados por 11 estados do país, confirmados até 18 de agosto. Destes casos, só em São Paulo foram confirmados 1.662 pessoas com sarampo.

Nos últimos três meses, foram confirmados 1.680 casos. A nova recomendação é que todos os bebês entre seis meses e menos de ano devem tomar uma “dose extra” da vacina como prevenção da doença.

Desde o dia 14 de agosto, quando ocorreu o último balanço de 1.388 casos confirmados, houve um crescimento de 32% no total de pessoas afetadas pela doença.

Ao todo, 88 cidades de 11 estados tiveram ocorrências da doença. O Ministério da Saúde cita os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí como estados afetados.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro.

Leia também

às