NOTÍCIAS / BRASIL

Celulares adiantam e causam confusão no primeiro dia do Enem

Usuários de diversas partes do Estado relataram nas redes sociais. Foto: internet

Mais uma vez aparelhos celulares, computadores e aparelhos de TV voltaram a adiantar na madrugada deste domingo (03) e causaram a maior confusão.

Usuários de diversas partes do Estado relataram nas redes sociais que o relógio de seus aparelhos adiantou em uma hora.

O horário de verão não entrou em vigor este ano, mas é a segunda vez que a mudança acontece de forma automática em alguns aparelhos. A primeira mudança aconteceu no dia 20 de outubro.

A modificação automática do horário aconteceu no primeiro dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o que preocupou muitos internautas.

E por conta desse erro, um post no perfil oficial do Ministério da Educação no Twitter hoje, confundiu candidatos do Enem. Às 11h05, a conta postou que “a abertura dos portões iniciou às 12h no horário oficial de Brasília”. Procurada, a pasta afirmou que o post havia sido agendado para entrar ao ar ao meio-dia, mas, por causa do ‘bug’, a publicação agendada também foi adiantada automaticamente.

A alteração na configuração de hora já era esperada e poderia acontecer tanto em 20 de outubro, quanto hoje, pois seriam as possíveis datas para o início do horário de verão.

O erro ocorre devido à falta de atualização do Banco de Dados Global da Autoridade para Atribuição de Números da Internet (IANA), que padroniza o fuso horário nos smartphones e dispositivos eletrônicos.

Acerte o horário do seu relógio seguindo o horário oficial de Brasília, que pode ser acessado pelo site www.horariodebrasilia.org

Leia também

às