Diversos aplicativos bancários apresentam instabilidade nesta segunda-feira (06). Segundo dados do site Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços on-line, o problema atingiu instituições como Banco do Brasil, Itaú, Inter, C6 Bank, Bradesco, Caixa, Santander, Nubank, PagBank, Mercado Pago, Sicoob e Sicredi. Até mesmo o Banco Central e seu sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, foram afetados. Os problemas começaram de forma generalizada pela manhã desta segunda.
Usuários relatam nas redes sociais que não conseguem acessar aplicativos, consultar saldos ou realizar transferências. Em alguns casos, as plataformas exibem mensagens de erro ou ficam completamente fora do ar.
A instabilidade também impacta transações via Pix, com relatos de pagamentos que não foram concluídos ou que demoram para ser processados. O problema afeta tanto pessoas físicas quanto empresas que utilizam o sistema para operações comerciais. Ainda não há informações sobre o que desencadeou esses problemas, e nem explicações sobre quando haverá a normalização dos serviços.
O Itaú Unibanco confirmou a instabilidade “pontual” e diz que o problema “impactou uma parcela de clientes”. “O banco ressalta que está trabalhando para que as operações sejam normalizadas o mais rápido possível e pede desculpas aos clientes pelo inconveniente”.
Bradesco disse que o aplicativo funciona normalmente. O banco disse que o app está funcionando e alguns serviços podem apresentar instabilidades por origens externas.
O Banco do Brasil informou, em nota, que “as transações em todos os canais de atendimento funcionam normalmente”. O Nubank, por sua vez, afirmou que “não identificou nenhum problema na modalidade de pagamento”.
Uma instabilidade no sistema da Núclea, empresa que fornece infraestrutura para realização pagamentos entre instituições, gerou problemas em diversas transações. Todos os boletos emitidos no país passam por esse sistema. O Pix também enfrenta instabilidades.
A empresa disse que “identificou lentidão no processamento do ecossistema de boletos”. Ainda de acordo com a empresa, “os protocolos de contingência foram imediatamente acionados” e a normalização ocorreu na tarde desta segunda.