NOTÍCIAS / BRASIL

Coronavírus: Brasil tem 132 casos suspeitos da doença

Informação foi atualizada em entrevista coletiva no Ministério da Saúde. Foto: Reprodução/Internet

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, informou que depois que foi feita a ampliação da definição de caso suspeito para o coronavírus, as notificações realizadas pelas redes pública e privada cresceram bastante. No momento, o Brasil tem um caso de coronavírus confirmado, 132 suspeitos e 60 descartados. A informação foi atualizada em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (27), em Brasília.

Segundo Gabbardo, há ainda 213 notificações sendo analisadas. “Devemos ter perto de 300 casos suspeitos. O número cresceu muito pela mudança nos critérios, existe um fluxo migratório muito intenso para a Europa”, afirmou o secretário.

No boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, os casos suspeitos no país estão distribuídos da seguinte forma: São Paulo (55), Rio Grande do Sul (24), Rio de Janeiro (9), Santa Catarina (8), Paraná (5), Distrito Federal (5), Minas Gerais (5), Ceará (5), Rio Grande do Norte (4), Pernambuco (3), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (2), Paraíba (1), Alagoas (1) e Bahia (1). Os pacientes têm entre 8 e 82 anos de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, dos casos investigados como suspeitos, 121 são de pessoas que estiveram em países que foram incluídos na lista para a definição de caso, oito tiveram contato com casos suspeitos e três tiveram contato com paciente confirmado.

O governo federal anunciou que antecipará a campanha de vacinação para 23 de março. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com a vacina da gripe, os pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem que tomaram a vacina irão facilitar o diagnóstico do coronavírus, já que as doenças contempladas na vacina não serão consideradas.

 

Leia também

às