NOTÍCIAS / BRASIL

Coronavírus: sem cuidados de todos, casos podem duplicar a cada três dias no Brasil

Governo diz que casos de coronavírus poderá dobrar a cada 3 dias. Foto: reprodução

A conta é impressionante e cabe a todos nós tomarmos os cuidados necessários para impedir que a matemática reine absoluta. O Ministério da Saúde alerta que se o Brasil não parar e as pessoas não evitarem aglomerações e, se puder, ficarem em casa, o número de casos de covid-19 vão dobrar a cada três dias.

Partindo do número de infectados do último boletim divulgado no país (desta sexta-feira, 13 de abril), que confirma 98 pacientes com a presença do vírus no organismo, em apenas um mês os doentes chegariam a impressionantes 200 mil pessoas.

Pode parecer exagero para alguns, mas agora é a hora de se resguardar e contribuir para o bem-estar de todos. As autoridades de saúde temem que se os casos explodirem de uma hora para outra, o sistema de saúde entre em colapso. A ideia é diluir o número de pacientes que vão precisar de atendimento especializado nos Centros de Tratamento Intensivos. Os médicos são unânimes em dizer que não é possível conter o avanço da contaminação, mas é extremamente importante que o cidadão se cuide para que a onda de novos doentes seja distribuída pelos próximos meses, e não avance em um único e curto período de tempo.

Nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina a contaminação local, ou seja, entre indivíduos que não tenham vindo de outros países afetados pela pandemia, já começou e isso requer ainda mais cuidado. Reforce os cuidados com a higiene e evite qualquer local que possa haver dezenas de pessoas juntas.

 

Leia também

às