NOTÍCIAS / BRASIL

Covid-19: pessoas infectadas devem esperar um mês para se vacinar

Covid-19: pessoas infectadas devem esperar um mês para se vacinar. Foto: Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 6% da população brasileira foram contaminadas pelo Sars-Cov 2. O momento é de vacinação, e cada vez mais, aumenta o número de pessoas sendo imunizadas. No entanto, uma das dúvidas mais comuns, segundo especialistas, é: o que muda no caso de quem teve a doença e recebe a dose do imunizante?

O infectologista Hemerson Luz afirma que quem teve covid-19 deve esperar ao menos um mês antes de tomar a vacina contra a doença. Esse intervalo é contado a partir de 14 dias depois do diagnóstico positivo, quando, supostamente, a pessoa se livra do vírus.

Se a pessoa tiver com a doença aguda, com febre e sintomas da covid-19, ela não deve se vacinar. Antes disso, deve procurar um médico para receber orientações e ter um diagnóstico se está ou não com a covid-19.

O especialista alerta que a vacina pode causar efeitos adversos, em geral no local da aplicação, como inchaço, vermelhidão, febre ou indisposição. Essas reações não duram mais de 48 horas e podem ser tratadas com remédios (analgésicos e antitérmicos).

Mesmo quem teve a doença e foi vacinado pode contrair a covid-19 novamente, mas o quadro deve ser brando. Os infectologistas ressaltam a importância da vacina para todos e o risco nulo do medicamento causar outras doenças.

Leia também

às