NOTÍCIAS / BRASIL

Duas chuvas de meteoros estarão visíveis na noite desta terça-feira

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu. Foto: Reprodução/Internet

Visível do Hemisfério Sul, o pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas, ocorrerá entre esta terça (28) e quarta-feira (29). Até o amanhecer, as pessoas terão a chance de ver, a olho nu, 25 meteoros por hora.

Além disso, a Alfa Capricornídeos, uma chuva de meteoros menos intensa, atingiu seu auge neste período. Estima-se de 15 a 25 meteoros da Delta Aquáridas riscando o céu por hora, a uma velocidade estimada de 41 km/s, dependendo da região do Brasil.

A atividade será mais intensa no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. Em áreas urbanas, com poluição luminosa, apenas os meteoros mais brilhantes dessa chuva serão visíveis.

O evento astronômico é visível a olho nu, sem necessidade de telescópios ou equipamentos especiais. Na madrugada de quarta e de quinta-feira (30), o espetáculo também acontecerá, com menor intensidade.

Saiba como observar a chuva de meteoros:
– Torça por um céu sem nuvens. Procure um lugar com pouca luz, como uma varanda ou quintal. Quanto menos poluição luminosa, mais chances de observação.

– Fique confortável. Deite ou sente em uma cadeira (de preferência uma de praia), proteja-se do frio e evite usar o celular o tempo todo para não se distrair e nem ter a visão ofuscada pela claridade da tela.

– Tenha paciência. Seus olhos demoram cerca de 20 minutos para se acostumar com a baixa luminosidade e a diferenciar a luminosidade dos diferentes corpos celestes (estrelas, planetas, meteoros).

– A partir das 22h, olhe para o leste (direção em que o Sol nasce). A constelação de Aquário, onde está localizado o radiante da chuva, começará a ficar visível no horizonte. A luz da Lua, porém, poderá ofuscar a observação.

– Um app de observação dos céus poderá te ajudar a encontrar este ponto. Os meteoros aparentarão surgir ao redor da Constelação de Aquário.

– Observe atentamente e espere pelos meteoros. O melhor horário para observar será a partir das 3h30, quando a Lua crescente se põe e a constelação estará bem acima de nossas cabeças, no meio do céu. Os meteoros estarão visíveis até o amanhecer.

Leia também

às