NOTÍCIAS / BRASIL

Eleições 2022: Instituto Idea realiza nova pesquisa para governo do RJ

Eleições 2022: Instituto Idea realiza nova pesquisa para governo do RJ. Foto: reprodução/TSE

Eleições 2022. A revista Veja divulgou uma nova pesquisa do Instituto IDEA com a intenção de votos à corrida eleitoral ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Uma lista com os candidatos foi apresentada aos entrevistados, que tinham que escolher algum nome. O governador Claudio Castro, do PL, tem 24% da preferência do eleitorado fluminense, contra 23% do deputado federal Marcelo Freixo, do PSB. Os dois estão tecnicamente empatados.

Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella, do Republicanos, com 10%; e na quarta posição, Rodrigo Neves, do PDT, ex-prefeito de Niterói, com 8%. Os dois também estão tecnicamente empatados.

Em seguida estão: Felipe Santa Cruz, do PSD, com 3%; Emir Laranjeira, do PMB, Cyro Garcia, do PSTU, e Paulo Ganime, do Novo, com 2% cada um. Eduardo Serpa, do PCB, e Milton Temer, do Psol, tem 1% cada.

Votas brancos/nulos/ninguém: são 8%
Não souberam responder: 17%

A pesquisa realizada pelo Instituto Idea ouviu 1000 pessoas, entre os dias 10 e 15 de junho, por telefone: aparelhos fixos e celulares. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas simulações de segundo turno, Claudio Castro vence em todas as disputas.

No primeiro, Castro vence Marcelo Freixo por 38% a 32%, com 17% dos eleitores dizendo não saber em quem votariam e 13% respondendo que não escolheriam ninguém ou votariam em branco ou nulo.

No segundo cenário, Castro derrota Rodrigo Neves por 40% a 26%, com 16% dos eleitores dizendo não saber em quem votariam e 18% respondendo que não escolheriam ninguém ou votariam em branco ou nulo.

No terceiro cenário, Castro vence Felipe Santa Cruz por 46% a 21%, 15% dos eleitores não sabem em quem votariam e 18% responderam que não escolheriam ninguém ou votariam em branco ou nulo.

Leia também

às