NOTÍCIAS / BRASIL

Enfermeira que empurrou maca com paciente na Transamazônica é homenageada

Enfermeira empurra maca na Transamazônica. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A enfermeira Rebeka Fonseca, de 24 anos, que foi flagrada empurrando uma maca com uma paciente com Covid-19 no meio da Rodovia Transamazônica, foi homenageada pelo Governo do Pará, assim como o motorista da ambulância, Wadson Diniz Pereira. A decisão de ambos de percorrer mais de dois quilômetros até uma outra ambulância depois de se depararem com um congestionamento de caminhões foi parabenizada pelo governador Helder Barbalho, que lhes concedeu a comenda Mérito Grão Pará, grau cavaleiro, uma das mais importantes do Estado, como forma de reconhecimento “do esforço e trabalho de todos os profissionais de saúde”.

A cena protagonizada pela enfermeira viralizou na internet. Nas imagens, Rebeka aparece empurrando a paciente na maca em meio a diversos caminhões e em uma estrada de terra.

Segundo a profissional de saúde, ela e o motorista precisaram fazer uma escolha depois que perceberam que o congestionamento de caminhões impediria que chegassem a tempo ao Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba. A paciente diabética estava no oxigênio. Com a ajuda dos caminhoneiros, Rebeka e Wadson conseguiram chegar até o porto de Miritituba, onde a balsa que faz o transporte para a cidade fica localizada.

Atuando na linha de frente da pandemia de Covid-19 há um ano, a enfermeira e o motorista classificaram a homenagem como “um reconhecimento pelo trabalho”.

Assista ao vídeo abaixo.

 

Leia também

às