NOTÍCIAS / BRASIL

Estudo diz que vacina CoronaVac não teve efeitos colaterais para 94,7% dos voluntários

No Brasil, vacina está sendo testada pelo Instituto Butantan. Foto: Reprodução/Internet

O governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (23), resultados de um estudo chinês que mostrou que 94,7% dos mais de 50 mil voluntários da CoronaVac, na China, não apresentaram nenhum sintomas adversos em relação à vacina. No Brasil, ela está sendo testada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. Quase 6 mil profissionais de saúde voluntários já foram testados na fase 3 do estudo clínico.

Segundo o governador João Doria, o resultado dos estudos clínicos mostram apenas 5,3% de efeitos de baixa gravidade — como é o caso de dores leves no local da aplicação da injeção. A CoronaVac é uma das oito possíveis vacinas contra a Covid-19 mais promissoras em fase final de testes e desenvolvimento.

João Doria anunciou também que o primeiro lote de vacina, com 5 milhões de doses, chegará ao Instituto Butantan em outubro. Ainda segundo Doria, após aval da Anvisa, São Paulo poderá vacinar a partir da segunda quinzena de dezembro. Os primeiros que receberão a vacina, obviamente, serão médicos e paramédicos.

Leia também

às