NOTÍCIAS / BRASIL

Facebook derruba rede de páginas falsas ligada ao PSL e gabinetes da família Bolsonaro

Os três serviços pertencem ao Facebook, que diz que investiga o motivo da falha. Foto: Reprodução

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (8) a remoção de uma rede de contas e páginas, tanto na rede social quanto no Instagram, ligadas ao Partido Social Liberal (PSL) e a gabinetes da família Bolsonaro. Segundo a empresa, essas contas estavam envolvidas com comportamento inautêntico no Brasil.

Alguns dos conteúdos publicados por essa rede foram removidos automaticamente pelo Facebook por terem violado a política interna da rede social, inclusive por discurso de ódio.

Mesmo com os responsáveis tentando ocultar suas identidades, as investigações da rede social encontraram ligações de pessoas associadas ao PSL e a alguns dos funcionários nos gabinetes de Anderson Moraes, Alana Passos, Eduardo Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Jair Bolsonaro.

Cerca de 883 mil pessoas seguiam uma ou mais dessas páginas no Facebook. Em torno de 917 mil seguiam contas do grupo no Instagram e o grupo removido reunia cerca de 350 pessoas.

Também foram derrubadas redes de fake-news nos Estados Unidos, Ucrânia e América Latina. Nas redes latinas, além do Brasil, foram retirados conteúdos de países como El Salvador, Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador e Chile. O grupo gastou US$ 1,5 mil em anúncios por essas páginas, pagos em real.

Leia também

às