NOTÍCIAS / BRASIL

Fome volta a crescer e atinge mais de 10 milhões de brasileiros

No mundo todo, são 735 milhões de pessoas passando fome. Foto: Reprodução/Internet

A fome passou a atingir quatro a cada dez famílias brasileiras nos últimos cinco anos. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 10,3 milhões de pessoas vivem em lares sem acesso regular à alimentação básica, enfrentam situação de insegurança alimentar grave.

De acordo com a pesquisa, realizada entre 2017 e 2018, apenas 63% dos domicílios no Brasil tinham segurança alimentar, o pior índice apresentado desde 2004, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Entram na conta somente os moradores em domicílios permanentes, ou seja, estão excluídas do levantamento as pessoas em situação de rua, o que poderia aumentar ainda mais o rastro da fome pelo país.

A situação é mais crítica quando se considera os lares chefiados por mulheres e negros. Também é pior entre as crianças e adolescentes e, principalmente, nas áreas rurais e na região Norte do país, onde mais da metade das pessoas não têm segurança alimentar. A crise econômica que assolou o país na época da pesquisa contribuiu para esse agravamento. O desemprego explodiu, o que se refletiu nas geladeiras, sobretudo, das famílias de menor renda.

Leia também

às