NOTÍCIAS / BRASIL

Frente fria faz nuvem de gafanhotos dar meia volta e seguir na Argentina

Nuvem de gafanhotos que atinge lavouras na Argentina. Foto: reprodução

A nuvem com milhões de gafanhotos famintos que ameaçava chegar ao Brasil nesta sexta-feira (26) deu meia volta e segue em território Argentino. A Agência de Saúde e Qualidade Agroalimentar do país vizinho informou que a localização exata dos insetos é imprecisa, porque o tempo na região está nublado.

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul afirmou que os gafanhotos não devem se aproximar da fronteira, como esperado ontem, por causa de uma frente fria que atingiu o Sul do Brasil. O vento, que soprava do interior, acabou mudando de direção e intensidade. As rajadas no sentido oposto, de até 138 km/h, levaram os animais de volta para a Argentina. Pesquisadores acreditam que os gafanhotos ainda podem chegar ao Brasil, mas seria em número bem menor e menos preocupante.

Outro fator que contribuiu para os insetos se afastarem das nossas lavouras é o clima. Os gafanhotos gostam de tempo seco e sol. Como choveu bastante nesta quinta-feira nos Estados do Sul, esfriou e hoje podem ocorrer geadas no Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Agricultura decretou por um ano estado de emergência fitossanitária em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul por causa da nuvem de gafanhotos. O decreto permite ao governo adotar medidas de controle contra os insetos com maior rapidez, inclusive usar agrotóxicos que não estão na lista de produtos permitidos no Brasil.

Imagens impressionantes mostram como os gafanhotos se amontoam onde param para comer e dormir:

Leia também

às