NOTÍCIAS / BRASIL

Governo do Paraná prevê iniciar testes com vacina russa em um mês

Resultados preliminares das fases 1 e 2 dos testes da vacina russa foram publicados na revista The Lancet. Foto: Reprodução/Internet

Nesta sexta-feira (4) o governo do Paraná informou que prevê protocolar pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes da vacina russa para Covid-19 com voluntários até o fim de setembro. O Secretário da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, afirmou que o pedido do registro deverá ocorrer até o fim do mês de setembro. Após isso, segundo o secretário, a expectativa é que a liberação da Anvisa aconteça em cerca de uma semana e que, após mais dez dias, os testes se iniciem.

A Anvisa informou que não recebeu o pedido do Tecpar, mas que criou um comitê interno para avaliar pedidos como este e que as análises podem ser feitas em 72 horas após o pedido. Os testes da fase três da vacina deverão ser feitos com 10 mil profissionais de saúde voluntários.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), órgão responsável pelos processos de desenvolvimento dos testes e produção da vacina russa no estado, Jorge Callado, deverão ser aplicadas duas doses, com diferença de 21 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

Um estudo com resultados preliminares da vacina foi publicado nesta sexta, na revista científica “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo. De acordo com a publicação, a vacina não teve efeitos adversos e induziu resposta imune.

Leia também

às